Controvérsias levam Square Enix a cortar laços com a Sweet Baby Inc.

A Square Enix, uma das principais desenvolvedoras de jogos, aparentemente encerrou sua parceria com a Sweet Baby Inc., uma consultoria focada em diversidade, equidade e inclusão (DEI) na indústria de games. A decisão não foi comentada oficialmente por ambas as partes, e não está claro se a iniciativa partiu da Square Enix ou da Sweet Baby Inc.

Contexto da parceria

Desde sua fundação em 2018, a Sweet Baby Inc. colaborou com diversas empresas do setor, incluindo Square Enix, Ubisoft, Remedy Entertainment, Rocksteady e Santa Monica Studios. O estúdio ganhou destaque por sua abordagem de contar “histórias empáticas”, ajudando a enriquecer a narrativa dos jogos. Entre os projetos em que esteve envolvida estão Forspoken, Final Fantasy XVI, Dragon Quest Monsters: The Dark Prince e o remake de Dragon Quest III.

No entanto, a reputação da Sweet Baby Inc. foi severamente impactada pelo desempenho comercial de Suicide Squad: Kill the Justice League, considerado um dos maiores fracassos de 2024. Esse revés gerou controvérsia, afetando a relação da consultoria com o público e outros desenvolvedores, apesar de muitos dos problemas enfrentados pelo jogo não estarem diretamente relacionados às questões de inclusão e consultoria narrativa.

O futuro da inclusão nos jogos da Square Enix

Apesar da separação, isso não implica que a Square Enix abandonará a diversidade em seus futuros títulos. É possível que a empresa tenha estabelecido um novo acordo com outra consultoria ou, até mesmo, formado uma equipe interna dedicada a questões de DEI.

A Sweet Baby Inc. tem como missão integrar a agenda DEI nas narrativas dos jogos, promovendo a inclusão de personagens femininas fortes, representações de deficiência e a presença de personagens LBTQIAPN+. Embora haja resistência entre uma parte do público a essas mudanças, os estúdios estão cada vez mais comprometidos em desenvolver histórias que reflitam a diversidade da sociedade atual.

A separação entre a Square Enix e a Sweet Baby Inc. destaca um momento crucial na indústria de jogos, onde as questões de inclusão e representação estão se tornando cada vez mais relevantes. A continuidade da diversidade nas histórias da Square Enix dependerá das estratégias futuras que a empresa decidir adotar, mas a pressão para representar uma gama mais ampla de experiências e identidades no mundo dos games permanece forte.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor