A Sucker Punch e a PlayStation realizaram nesta quinta-feira (10) uma apresentação State of Play dedicada ao aguardado Ghost of Yotei, oferecendo um mergulho profundo de quase 20 minutos em seu gameplay, mundo aberto e sistemas. O estúdio revelou uma filosofia focada na “liberdade do jogador”, um combate expandido com múltiplas armas e mecânicas inovadoras, como um sistema de acampamento onde “o jogo vai até você”.
Apresentado pelos diretores criativos Jason Connell e Nate Fox, o evento mostrou que a sequência de Ghost of Tsushima pretende não apenas expandir, mas também refinar a experiência, corrigindo alguns dos fardos mais comuns dos jogos de mundo aberto.
Um mundo aberto que “não te apressa”
A principal mensagem da Sucker Punch é que Ghost of Yotei não irá forçar o jogador a seguir um caminho linear. “O jogo não vai te apressar em nada”, afirmaram os desenvolvedores. “Achamos que a melhor maneira de jogar é simplesmente pegar sua luneta, encontrar algo interessante no horizonte e aproveitar o passeio.”
Para enriquecer a exploração e a narrativa, o jogo introduz um sistema de “flashback”. Com o toque de um botão, o jogador pode fazer com que a paisagem ao redor da protagonista, Atsu, se transforme, mostrando como era aquele local antes de sua família ser assassinada. Essa mecânica permite explorar o passado de forma orgânica, revelando segredos e memórias da personagem. O gerenciamento de missões e pistas também foi repaginado, abandonando um diário tradicional por um sistema de cartas ilustradas que rastreiam objetivos e pontos de interesse.
O acampamento e a “matilha” que vem até você
Talvez a novidade mais inovadora seja o sistema de acampamentos noturnos. Para diminuir a necessidade de o jogador ter que constantemente voltar para cidades para aprimorar equipamentos, a Sucker Punch criou um sistema dinâmico. Ao montar um acampamento para descansar ou cozinhar, Atsu pode receber a visita de aliados e comerciantes que fazem parte de sua “matilha”.
“Gerenciar melhorias e recursos […] pode ser um fardo em um grande jogo de mundo aberto”, explicou o estúdio. “Nos acampamentos, os membros da sua matilha podem alcançá-lo, oferecendo melhorias e itens exclusivos. […] O jogo vai até você.” Isso garante que o jogador possa continuar explorando sem quebrar o ritmo da aventura.
O combate expandido com múltiplas armas
O combate, um dos pontos altos de Ghost of Tsushima, foi expandido. Em vez de se focar nas diferentes posturas de uma única arma, a katana, a protagonista Atsu agora terá acesso a um arsenal variado, que inclui lança, espadas duplas, um kusarigama (arma com corrente) e um robusto odachi (espada longa).
Cada arma terá uma função específica, funcionando como um “counter” para diferentes tipos de inimigos. Em um exemplo, um samurai inimigo saca uma lança, que é melhor combatida com as espadas duplas de Atsu. O combate também se torna mais dinâmico, com a possibilidade de desarmar e ser desarmado durante os confrontos.
Ghost of Yotei será lançado exclusivamente para o PlayStation 5 no dia 2 de outubro, e a nova demonstração deixou claro que a Sucker Punch está preparando uma aventura ainda mais ambiciosa e imersiva que a de seu aclamado antecessor.