O RPG de ação “Stellar Blade” provou que um bom jogo não tem prazo de validade. Lançado para PC na última quarta-feira, 11 de junho, o título do estúdio sul-coreano Shift Up alcançou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em apenas três dias na nova plataforma, um sucesso explosivo que supera em muito seu desempenho original no PlayStation 5.
Um desempenho “estelar” no PC
Para colocar o feito em perspectiva, quando “Stellar Blade” foi lançado como um exclusivo de PS5 em abril de 2024, o jogo levou quase dois meses (cerca de 58 dias) para atingir o mesmo marco de 1 milhão de unidades vendidas. O desempenho no PC, portanto, demonstra um apetite represado e gigantesco da comunidade por este título. Com isso, as vendas totais do jogo já ultrapassam a marca de três milhões de unidades somando todas as plataformas.
O sucesso também se reflete nos números de jogadores simultâneos na Steam. O jogo atingiu um pico de quase 200.000 jogadores concorrentes, esmagando os recordes de lançamento de outros grandes portes da PlayStation para o PC, como “God of War”, “The Last of Us” e “Horizon Zero Dawn”. Ele se consolida como o maior lançamento de um jogo single-player da Sony na plataforma, atrás apenas do fenômeno multiplayer “Helldivers 2”.
O papel da comunidade de mods no sucesso
Parte do sucesso e da longevidade de jogos no PC se deve à sua ativa comunidade de modding, e com “Stellar Blade” não é diferente. Desde o lançamento, centenas de mods foram criados por fãs, alterando desde a jogabilidade até, e principalmente, o visual da protagonista Eve.
O texto original destaca que os “mods obscenos”, que alteram ou removem os trajes da personagem, se tornaram a “espinha dorsal da comunidade” de “Stellar Blade” no PC. Esses mods geram um fluxo constante de conteúdo e discussão online, mantendo o jogo em evidência e atraindo novos jogadores, um fenômeno cultural que é exclusivo da plataforma PC.
O futuro da franquia
O sucesso avassalador no PC é mais uma ótima notícia para a Shift Up. A desenvolvedora já havia confirmado discretamente, em relatórios financeiros, que uma sequência para “Stellar Blade” está nos planos e que seu desenvolvimento pode acontecer em uma janela de tempo mais curta do que o esperado para um jogo AAA moderno, com projeções que apontam para um lançamento antes de 2028.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

