A temporada final de Stranger Things será um evento cinematográfico – literalmente. A Netflix confirmou que o último episódio da série, com duas horas de duração, será exibido em cinemas selecionados em 30 de dezembro. Além disso, os criadores da série, os irmãos Duffer, e o ator Gaten Matarazzo (Dustin) defenderam a controversa decisão de dividir a temporada final em três partes, argumentando que isso foi feito intencionalmente para criar um final ainda mais épico.
A temporada final será dividida em três lançamentos: Volume 1 (26 de novembro), Volume 2 (25 de dezembro) e o Finale (31 de dezembro).
Uma divisão intencional, diferente da 4ª temporada
Em entrevista à revista SFX, os irmãos Duffer explicaram que a divisão desta vez foi planejada desde o início, ao contrário do que aconteceu com a 4ª temporada.
“Na quarta temporada, não sabíamos que seria dividida em duas”, admitiu Ross Duffer. “Desta vez, sabíamos que iríamos dividir (…). O Volume Um realmente existe como seu próprio mega-filme. Ele tem seu próprio clímax.”
O final ‘tecnicamente’ e ‘emocionalmente’ mais difícil
Ross Duffer também revelou a escala monumental da produção. Segundo ele, o final do Volume 1 (Episódio 4) foi “a coisa mais difícil que já fizemos em nível técnico”.
No entanto, o final da série foi ainda mais desgastante por outro motivo. “No nível emocional, o finale foi o mais difícil”, confessou Duffer. “Não sei quantos dias me peguei chorando, e não sou alguém que chora com frequência fora de assistir filmes da Pixar.”
Gaten Matarazzo celebra a volta das “conversas semanais”
A divisão da temporada também foi elogiada pelo ator Gaten Matarazzo. Ele espera que o lançamento fracionado resgate a cultura de debate que existia com as séries semanais, como Game of Thrones e Breaking Bad.
“Estou feliz que eles estão dividindo em várias datas de lançamento”, disse o ator. “Acho que isso trará uma sensação de engajamento (…) Sinto falta do engajamento online e das conversas com amigos sobre o que está acontecendo, e das festas para assistir.”
O Grand Finale nos cinemas
A Netflix parece querer transformar o desejo de Gaten Matarazzo em realidade. Levando a ideia de “evento” ao máximo, o episódio final da série será exibido nos cinemas em 30 de dezembro, um dia antes de sua estreia oficial no streaming, na véspera de Ano Novo. Os criadores já provocaram que sabem quais são as cenas finais há vários anos, e agora os fãs poderão assistir a esse desfecho na maior tela possível.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br


