Após uma semana de silêncio e intensa pressão pública, o estúdio Sucker Punch Productions finalmente se pronunciou sobre a demissão da designer sênior Drew Harrison. A funcionária foi dispensada após fazer uma publicação nas redes sociais zombando do assassinato do ativista Charlie Kirk. No entanto, a declaração tardia e de formulação hesitante do chefe do estúdio, Brian Fleming, não apenas falhou em acalmar a situação, como gerou ainda mais críticas e polêmica.
O estúdio, responsável pelo aguardado jogo Ghost of Yotei, agora se encontra em uma posição delicada, enfrentando pedidos de boicote de ambos os lados do espectro político e questionamentos sobre sua liderança.
Uma condenação ‘hesitante’ e que demorou uma semana
A declaração oficial veio em uma entrevista. “Drew не é mais funcionária aqui”, confirmou Fleming. “Acho que estamos alinhados como estúdio que celebrar ou menosprezar o assassinato de alguém é um fator decisivo para nós, e condenamos isso, de forma inequívoca.”
Apesar da condenação, a fala foi criticada por dois motivos principais. Primeiro, o timing: a Sucker Punch levou uma semana inteira para se pronunciar, mesmo com a Sony já tendo confirmado a demissão dias antes. Durante esse silêncio, os canais de divulgação de Ghost of Yotei foram inundados por comentários negativos, e o último trailer do jogo atingiu uma taxa de rejeição massiva no YouTube, com 56 mil “não curtidas” contra 20 mil “curtidas”.
Em segundo lugar, a formulação da frase foi vista como “hesitante”. O uso de expressões como “eu acho que” enfraqueceu o que deveria ter sido uma repreensão firme e inequívoca, levando muitos a questionar se a atitude do estúdio foi por princípio ou apenas uma resposta à pressão.
A revolta dos dois lados: boicotes à esquerda e à direita
O que torna esta saga única é que a Sucker Punch agora enfrenta uma situação raríssima: pedidos de boicote vindos tanto da direita quanto da esquerda. De um lado, jogadores conservadores estão furiosos com o fato de o estúdio ter em sua equipe uma funcionária que zombou publicamente de um assassinato político.
Do outro lado, ativistas de esquerda estão revoltados com a demissão de Harrison, vendo a atitude como uma capitulação à pressão da direita e prometendo boicotar os jogos da Sony em resposta. O jogo Ghost of Yotei acabou pego no meio desse fogo cruzado.
Relembre o caso que iniciou a crise
A crise começou na noite do assassinato de Charlie Kirk, em 10 de setembro. Drew Harrison, que trabalhou em Ghost of Yotei, postou uma mensagem na rede social BlueSky que foi amplamente interpretada como uma celebração do ato de violência. A reação foi imediata, com jogadores de todo o mundo condenando a publicação e exigindo uma resposta da Sucker Punch. A resposta tardia e vacilante do estúdio, para muitos, apenas piorou o estrago.