Super Mario Bros. acaba de completar 40 anos, mas seus criadores já estão pensando muito mais à frente: será que o encanador mais famoso do mundo ainda será popular em seu 100º aniversário, em 2085? Em uma rara entrevista conjunta, a equipe original por trás do clássico – incluindo Shigeru Miyamoto, Takashi Tezuka e Koji Kondo – debateu o futuro da franquia e chegou a um consenso: para sobreviver por mais 60 anos, Mario precisará continuar a evoluir junto com a tecnologia, sem jamais perder sua essência interativa.

A reflexão, parte de um livro especial do recém-inaugurado Nintendo Museum no Japão, oferece um vislumbre da mentalidade que guia a longevidade de uma das maiores propriedades intelectuais do entretenimento.

A necessidade de evoluir para não entediar

Takashi Tezuka, uma das principais mentes criativas da Nintendo, expressou a necessidade constante de inovação. “Pode-se pensar que seria um milagre se Mario ainda estivesse aqui depois de 100 anos, já que fazemos as coisas sem saber quando nossos jogadores podem se cansar delas”, disse Tezuka (em tradução via VGC). “Se não for divertido jogar, você ficará entediado.”

A chave, segundo ele, é adaptar a diversão aos novos tempos e tecnologias. “O que Mario pode fazer agora é completamente diferente de quando começamos. Quero continuar fazendo coisas que as pessoas achem divertidas de jogar (…) mudando as coisas pouco a pouco.” Tezuka também destacou o apelo multi-geracional da franquia, com pais, filhos e agora até avós jogando juntos, como um fator a ser considerado no futuro.

Miyamoto: Interatividade acima de tudo, mesmo com novas tecnologias

Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, reforçou a importância da evolução tecnológica, mas com uma ressalva crucial: a interatividade deve permanecer no coração da franquia, mesmo com a expansão para outras mídias, como o cinema.

“É um dado adquirido que Super Mario evoluirá constantemente incorporando nova tecnologia digital”, afirmou Miyamoto. “Agora estamos trabalhando em campos visuais como filmes, mas quero garantir que o mantenhamos interativo e digital. Contanto que não esqueçamos o ponto principal de Mario – correr e pular – enquanto adicionamos coisas novas, acho que Mario estará conosco por muito tempo.”

Ele comparou a abordagem da Nintendo a “enrolar neve para fazer um boneco de neve”, incorporando novas tecnologias interessantes para expandir a diversão.

O futuro é longo

Os outros membros da equipe original compartilharam visões semelhantes. O lendário compositor Koji Kondo expressou seu desejo de continuar criando a música para os jogos de Mario, enquanto Toshihiko Nakago, presidente da parceira de programação SRD, focou na criação de programas intuitivos. A mensagem coletiva é clara: enquanto a Nintendo continuar inovando e mantendo a diversão interativa como foco, Mario tem tudo para continuar pulando em nossas telas por muitas décadas.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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