A mais recente atualização de sistema da Nintendo para o Switch 2 (Versão 21.0.0), lançada esta semana, está causando uma grande dor de cabeça para os jogadores que usam acessórios não oficiais. Inúmeros relatos em fóruns como o Reddit e reportagens do site Kotaku confirmam que, após instalar o update, docks de terceiros (não-oficiais) simplesmente pararam de funcionar.

O problema é um grande balde de água fria para quem investiu em alternativas mais baratas, já que um segundo Dock Set oficial do Switch 2 custa salgados $124.99 (cerca de R$ 700).

‘Atualizei e o dock quebrou’, relatam usuários

Muitos jogadores compram docks “paralelos” para poder mover facilmente o console entre diferentes TVs da casa ou para viagens. Esta prática, no entanto, tornou-se um problema nesta semana.

“Eu finalmente comprei um cabo-dock para viagem, ele chegou hoje. Pluguei, feliz que funcionou de cara. Abri um jogo, alerta de atualização, atualizei, o cabo ‘brickou’ (quebrou)”, relatou um usuário no Reddit.

Outro confirmou: “Meu segundo dock (de terceiros) na nossa sala de estar simplesmente parou de funcionar logo após a atualização de hoje. Um ciclo de energia completo [reiniciar] não consertou.”

Um quarto usuário foi mais específico: “O carregamento ‘pass-through’ [através do dock] ainda funciona, mas ele nunca mais entrou no modo TV.”

O que pode estar acontecendo?

Embora a Nintendo não tenha comentado o caso, a empresa já havia alertado no passado que o dock do Switch 2 é mais complexo que o do Switch original. Ele não é um simples adaptador HDMI.

O dock do Switch 2 requer mais energia (usa uma fonte de 60W, contra 39W do original) para “turbinar” o console, permitindo que ele rode jogos em resoluções mais altas quando conectado à TV. É altamente provável que a atualização 21.0.0 tenha implementado uma verificação de segurança mais rigorosa, bloqueando o funcionamento de dispositivos de terceiros que não atendem a essas especificações exatas de energia, possivelmente para evitar danos ao console.

Alguns usuários relataram problemas momentâneos até com o dock oficial, mas o problema foi resolvido com uma reinicialização completa do console (desligando-o totalmente). Esta solução, no entanto, não parece estar funcionando para quem usa os docks de terceiros, que permanecem inutilizáveis.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor