Uma nova reportagem revelou uma tentativa frustrada de salvar o reboot de Perfect Dark, cancelado pelo Xbox em julho. Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, a Take-Two Interactive, gigante por trás de franquias como GTA e Red Dead Redemption, esteve em negociações para resgatar o projeto. No entanto, o acordo com a Microsoft e a Embracer Group fracassou recentemente, resultando em demissões no estúdio Crystal Dynamics no mês passado.
O aguardado retorno da espiã Joanna Dark parecia promissor, mas a complexa teia de interesses corporativos acabou selando o destino do jogo de forma definitiva, mostrando a dura realidade por trás do desenvolvimento de grandes títulos.
A disputa pela propriedade da franquia
De acordo com a reportagem, a Take-Two estava disposta a financiar e publicar o jogo, assumindo o desenvolvimento que estava a cargo da Crystal Dynamics (propriedade da Embracer). O principal obstáculo, no entanto, foi a questão da propriedade intelectual. Fontes da Bloomberg afirmam que as empresas não conseguiram chegar a um acordo sobre quem deteria o controle e a propriedade da franquia Perfect Dark a longo prazo, o que levou ao colapso das negociações.
O fracasso do acordo foi o golpe final para a equipe que ainda trabalhava no projeto, levando a um número não especificado de demissões na Crystal Dynamics em agosto. Representantes da Microsoft, Take-Two e Embracer não quiseram comentar a reportagem.
O cancelamento do aguardado reboot
A notícia da negociação frustrada joga uma nova luz sobre o repentino cancelamento do jogo em julho. Perfect Dark foi anunciado em 2020 como um grande título exclusivo do Xbox, desenvolvido em parceria entre o estúdio The Initiative, da Microsoft, e a experiente Crystal Dynamics. O jogo chegou a ser um dos destaques do Xbox Summer Showcase deste ano, aumentando a expectativa dos fãs.
Contudo, poucas semanas depois, a The Initiative foi fechada e o jogo cancelado, como parte de uma onda massiva de demissões na Microsoft que, segundo relatos, afetou até 9.100 funcionários em diversos departamentos, incluindo a divisão de games. A esperança de um resgate pela Take-Two era a última chance para o projeto.