Uma proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 25% sobre importações do México pode trazer consequências significativas para a indústria de videogames, especialmente no mercado de jogos físicos.
Segundo Mat Piscatella, diretor executivo de videogames na empresa de pesquisa de mercado Circana, essa medida pode reduzir drasticamente o número de lançamentos de jogos em disco nos EUA e elevar os preços de títulos físicos e digitais.
Impacto das tarifas no mercado de videogames
Após assumir o cargo nesta semana, Trump anunciou que está revisando os acordos comerciais com México, Canadá e China. Ele justificou a proposta tarifária como parte de sua estratégia para conter a imigração ilegal e o contrabando de fentanil.
Caso as tarifas entrem em vigor, Piscatella alertou que:
- Produção de jogos físicos será reduzida: A infraestrutura de fabricação de discos está amplamente concentrada no México, e as tarifas encareceriam a importação desses produtos para os EUA.
- Aumento de preços: O custo adicional das tarifas pode ser repassado aos consumidores. Piscatella acredita que os preços de títulos físicos devem subir, acompanhados por reajustes nos preços dos jogos digitais para manter paridade.
“De qualquer forma, nada disso é bom para o mercado de videogames físicos”, afirmou Piscatella.
Nintendo Switch 2 e a perspectiva de mercado para 2025
Piscatella também comentou sobre as expectativas de vendas do recém-revelado Nintendo Switch 2. A Circana projeta que o console venda mais de quatro milhões de unidades nos EUA ainda em 2025, mesmo diante de possíveis mudanças no mercado causadas pelas tarifas.
A Circana, que publicará um relatório completo sobre a perspectiva de mercado para 2025, divulgou que os dados de vendas de dezembro de 2024 serão liberados em 23 de janeiro.
Reflexos para os consumidores e o mercado
Se confirmada, a tarifa de 25% pode alterar significativamente o consumo de jogos nos EUA. A redução de lançamentos físicos pode acelerar a transição para formatos exclusivamente digitais, mas também aumentar o custo geral dos produtos, afetando o acesso ao entretenimento para consumidores mais sensíveis a preços.
As mudanças ressaltam a interdependência da cadeia produtiva global e como decisões políticas podem repercutir diretamente em indústrias de tecnologia e entretenimento.