O The Game Awards 2023, que aconteceu na última quinta-feira, está sendo alvo de críticas por sua abordagem que supostamente priorizou celebridades e propagandas em detrimento dos desenvolvedores que deveriam ser homenageados. O evento recebeu comentários nas redes sociais, indicando que o formato do show não valorizava adequadamente os indicados.
Uma das principais críticas recaiu sobre a brevidade dos discursos dos vencedores, destacando a Larian Studios, que recebeu o prêmio de Jogo do Ano. Durante o discurso, um pedido no telão solicitou que o CEO Swen Vicke encerrasse rapidamente suas palavras, mesmo enquanto homenageava um desenvolvedor falecido.
“O The Game Awards deste ano é uma celebração embaraçosa de um segmento da indústria desesperado por validação através do poder do estrelato, com pouco respeito pelos desenvolvedores que supostamente está homenageando”, afirmou Josh Sawyer, veterano da indústria conhecido por criar jogos como Pentiment, Pillars of Eternity e Fallout: New Vegas.
Outro ponto criticado foi o destaque dado ao anúncio de OD, o novo projeto de Hideo Kojima, que teve mais de seis minutos no palco. Enquanto isso, os discursos dos vencedores eram limitados a 30 segundos ou menos.
“Tenho dificuldade em conciliar tirar Sam Lake de fora do palco após 30 segundos, ou a publicadora representando os desenvolvedores de Cocoon pelo mesmo, mas ter um trecho de muitos minutos com Kojima para um game que literalmente não tem nada a mostrar ainda. Isso pareceu genuinamente errado”, afirmou Rami Ismaill, ex-Vlambeer.
Desenvolvedores apontaram que o The Game Awards trata os vencedores como “inconvenientes entre comerciais” e que os organizadores preferem fazer brincadeiras duvidosas em vez de permitir que os criadores se expressem. Enquanto o aspecto comercial sempre foi presente no evento, a edição deste ano parece ter exagerado, abrindo espaço para a possível criação de outras premiações com abordagens diferentes no futuro.