Na última quinta-feira (14), a Naughty Dog compartilhou uma mensagem com seus fãs, anunciando uma decisão difícil: o cancelamento dos planos para o lançamento de The Last of Us Online. A empresa expressou seu pesar em decepcionar os fãs que aguardavam ansiosos pelo modo Factions, planejado para o primeiro capítulo da série.
De acordo com a desenvolvedora, o projeto iniciou sua pré-produção enquanto The Last of Us Part II estava em desenvolvimento. Ao longo desse período, a visão do time multiplayer para The Last of Us Online se consolidou, refinando o gameplay e gerando empolgação sobre a direção do projeto.
No entanto, à medida que a produção ganhou ritmo, a Naughty Dog percebeu o extenso tempo e esforço que seria exigido. A companhia teria que alocar todos os seus recursos e talentos para sustentar o título no modelo de game como serviço, uma escolha que a empresa decidiu não seguir.
A desenvolvedora explicou: “Tínhamos dois caminhos: tornar-nos exclusivamente um estúdio de serviços ao vivo ou continuar a nos concentrar em narrativas single player que definiram o legado da Naughty Dog”. A decisão foi favorecer a segunda opção, com ênfase em suas experiências de narrativa envolvente.
Apesar do cancelamento, a Naughty Dog destacou que o trabalho em The Last of Us Online não foi em vão. Os aprendizados e investimentos em tecnologia feitos para o jogo serão aplicados em futuros projetos, sendo considerados inestimáveis para a direção que o estúdio está tomando.
A desenvolvedora revelou que já está imersa em um novo projeto single player focado na narrativa, sem especificar se será The Last of Us Part 3 ou uma propriedade intelectual completamente nova. O próximo lançamento da Naughty Dog está agendado para o início de 2024, quando a versão remasterizada de The Last of Us Part II chegará ao PlayStation 5.