A CD Projekt Red, desenvolvedora da aclamada série “The Witcher”, adicionou sua voz ao crescente debate sobre as capacidades do Xbox Series S. Em uma nova entrevista, a empresa admitiu que alcançar uma performance de 60 quadros por segundo (FPS) para o aguardado “The Witcher 4” no console de entrada da Microsoft será uma tarefa “extremamente desafiadora”.
A ambição tecnológica de “The Witcher 4”
A declaração foi feita pelo vice-presidente de tecnologia da CD Projekt Red, Charles Tremblay, em uma entrevista ao canal especializado em tecnologia Digital Foundry. A dificuldade reside na imensa ambição tecnológica do novo jogo, que está sendo construído na Unreal Engine 5.
No início deste mês, o estúdio polonês apresentou uma demonstração técnica que, embora não representasse o jogo final, exibia a base tecnológica de ponta que impulsionará “The Witcher 4”. A demonstração destacou recursos como “Nanite Foliage”, “Smart Objects” e “ML Deformer”, tecnologias que permitem a criação de mundos abertos mais densos, detalhados e reativos do que nunca. É essa complexidade que torna o hardware mais modesto do Series S um grande desafio de otimização.
“Isso é algo que está em nosso radar, 60 FPS será extremamente desafiador no Series S”, admitiu Tremblay, em uma rara demonstração de sinceridade sobre os desafios de desenvolvimento para o console.
A polêmica da paridade no Xbox
A política da Microsoft exige que, para um jogo ser lançado no ecossistema Xbox, ele deve ser compatível e funcional tanto no poderoso Series X quanto no Series S. Essa exigência de “paridade” tem sido um ponto de discórdia para vários desenvolvedores, que argumentam que a necessidade de atender ao hardware menos potente acaba por limitar o potencial dos jogos na geração atual.
O caso mais famoso foi o de “Baldur’s Gate 3”. O aclamado RPG da Larian Studios teve seu lançamento para Xbox adiado em 2023 porque o estúdio não conseguia fazer o modo cooperativo de tela dividida funcionar adequadamente no Series S. A situação só foi resolvida quando a Microsoft abriu uma exceção inédita, permitindo que a Larian lançasse o jogo no Series S sem o recurso. A declaração da CD Projekt Red, um dos maiores e mais respeitados estúdios do mundo, adiciona um peso significativo a este debate.
O futuro de “The Witcher” com Ciri
“The Witcher 4”, cujo primeiro trailer foi exibido no The Game Awards em dezembro de 2024, seguirá a jornada de Ciri como a nova protagonista, uma decisão que o diretor narrativo Phillipp Weber já reconheceu ser “controversa” para alguns fãs. No entanto, a equipe está confiante de que a escolha é a correta para o futuro da saga.
Ainda sem data de lançamento definida, o jogo é um dos mais aguardados da geração. A dificuldade em otimizá-lo para o Xbox Series S, no entanto, coloca tanto a CD Projekt Red quanto a Microsoft diante de um desafio. Resta saber se o estúdio conseguirá alcançar a performance desejada ou se a Microsoft precisará, mais uma vez, reconsiderar sua política de paridade para um dos maiores jogos no horizonte.