O ator Tom Holland, mundialmente famoso por interpretar o Homem-Aranha, abriu o coração sobre sua convivência com a neurodivergência. Em uma nova entrevista, o astro de 29 anos revelou pela primeira vez que foi diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), além da dislexia, que ele já havia tornado pública anteriormente.
A revelação foi feita de forma leve e despretensiosa, enquanto o ator discutia a importância de atividades criativas para estimular a mente, algo que, segundo ele, o ajuda a lidar com os desafios de suas condições no dia a dia e na carreira.
‘Uma tela em branco pode ser intimidadora’
Em conversa com o site IGN no início desta semana, Tom Holland explicou como o TDAH e a dislexia podem impactar seu processo criativo, inclusive ao desenvolver um personagem para o cinema. “Tenho TDAH e sou disléxico e, às vezes, acho que quando alguém me dá uma tela em branco, isso pode ser um pouco intimidador”, admitiu o astro ao revelar o novo diagnóstico.
Ele defendeu que atividades lúdicas são uma ótima ferramenta para superar esses bloqueios. “De qualquer forma que você puder (…) interagir com algo que o force a ser criativo, a pensar fora da caixa (…) acho que quanto mais fizermos esse tipo de coisa, melhor”, concluiu.
A convivência com a dislexia
A dislexia, ao contrário do TDAH, é um diagnóstico que Tom Holland já havia compartilhado com o público. Diagnosticado aos 7 anos, ele contou em um podcast em 2023 que a condição afeta principalmente sua escrita. “Minha dislexia, na verdade, é só a minha ortografia. Minha ortografia foi realmente o maior obstáculo”, explicou na época.
Ele também relembrou o apoio fundamental que recebeu dos pais durante a fase escolar. “Não fui particularmente bem, mas meus pais diziam: ‘[Tudo bem,] Contanto que você dê o seu melhor’.”
O futuro do Homem-Aranha
A revelação sobre sua saúde acontece em um momento de grande sucesso na carreira do ator. Tom Holland se prepara para estrelar seu quarto filme solo como o Homem-Aranha, intitulado Um Novo Dia, que tem estreia prevista para julho do ano que vem. O longa marcará a sétima vez que o ator britânico vestirá o traje do herói nos cinemas.