Transformações cinemáticas: a Influência de A Mosca em A Substância
Quando se fala em transformações grotescas no cinema, poucos filmes alcançam o impacto de A Mosca, de David Cronenberg. Estrelado por Jeff Goldblum como Seth Brundle, um cientista que se transforma progressivamente em uma criatura insetoide após um experimento fracassado, o filme é um marco no gênero de terror. A transformação gradual e perturbadora de Brundle é tão emblemática que agora serve de inspiração para a metamorfose de outra personagem no próximo filme de terror, A Substância.
A Influência de The Fly em The Substance
Em A Substância, Demi Moore interpreta Elisabeth Sparkle, uma atriz que, após ser demitida de seu emprego como apresentadora de um programa de exercícios, recorre a uma substância misteriosa que desencadeia uma transformação alarmante. A metamorfose de Sparkle resulta na aparição de uma versão mais jovem de si mesma, interpretada por Margaret Qualley, surgida de um ferimento horrível nas costas.
Pierre Olivier Persin, um experiente profissional em próteses, revelou à Total Film como A Mosca influenciou o design da transformação em The Substance. “Eu estava pensando em The Fly,” explicou Persin, “No começo, ele tem pelos nas costas. Ele está perdendo uma unha. É uma pequena deterioração. É passo a passo. Ele não fica horrível de repente. Então, era tentar encontrar o equilíbrio certo. Não queríamos que um estágio fosse demais, então quando vemos para onde está indo, é uma surpresa.”
A transformação de Sparkle é meticulosamente planejada para refletir um processo gradual de deterioração, semelhante ao retratado em A Mosca. Persin e sua equipe trabalharam para garantir que cada estágio da transformação fosse convincente e impactante, mas sem exagerar, preservando o elemento surpresa e o choque visual para o público.
Desafios e Experiências de Demi Moore com Próteses
Para Demi Moore, o trabalho com próteses em The Substance representou um novo desafio. “Eu direi: ler no papel é certamente muito mais fácil do que realmente é!” admitiu Moore. “Também era parte do que era atraente e emocionante. A equipe era incrivelmente talentosa. Mas consome tempo. É intenso. Realmente exige que você fique muito zen, para ficar quieto.”
Moore descreveu o processo como desafiador, mas gratificante, destacando a importância de mergulhar em uma experiência tão fora de sua zona de conforto. “Mas mesmo com qualquer desconforto ou desafio – para mim, é por isso que você quer fazer algo, porque está muito fora da minha existência normal. E foi uma parte tão importante – e uma maneira única – de contar essa história.”
A Substância está previsto para ser lançado em 20 de setembro.