O reboot Tron: Ares, da Disney, estreou no topo das bilheterias norte-americanas neste fim de semana, mas o resultado acendeu um grande sinal de alerta. Com uma arrecadação doméstica de US$ 33,5 milhões, o filme ficou bem abaixo das projeções, que indicavam uma estreia entre US$ 40 e US$ 50 milhões. A performance fraca, especialmente para um filme com um orçamento líquido de US$ 180 milhões, coloca em dúvida o futuro da icônica, porém conturbada, franquia de ficção científica.

Globalmente, o filme somou US$ 60,5 milhões em seu primeiro fim de semana. A esperança da Disney agora reside na reação positiva do público para sustentar o filme nas próximas semanas.

A difícil missão de ‘Tron: Ares’

O histórico da franquia Tron sempre foi desafiador. A sequência de 2015, Tron: O Legado, também teve um desempenho modesto. A Disney apostou alto em Ares, mas a recepção da crítica foi mista (57% no Rotten Tomatoes), embora o público tenha sido mais receptivo (87% de aprovação e nota B+ no CinemaScore). A dependência do filme em telas premium foi enorme, com 67% de sua arrecadação vindo de formatos como IMAX e Dolby.

‘Roofman’ tem estreia modesta; filme de fé surpreende

Outra grande estreia do fim de semana, a comédia criminal Roofman, estrelada por Channing Tatum e Kirsten Dunst, teve uma abertura modesta de US$ 8 milhões, dentro da faixa esperada. Com um orçamento de apenas US$ 19 milhões e críticas fortes (85% no Rotten Tomatoes), o filme da Paramount tem um caminho mais fácil para a lucratividade.

O destaque positivo foi Soul of Fire, filme de temática religiosa da Sony, que estreou com US$ 3 milhões. O número é excelente, considerando que o custo de produção do longa foi de apenas US$ 3 milhões.

Os altos e baixos dos veteranos

Entre os filmes que já estavam em cartaz, a semana foi de marcos e quedas. Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, caiu para o terceiro lugar com mais $6,7 milhões, ultrapassando a marca de US$ 138 milhões globais.

No lado negativo, The Smashing Machine, estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson, parece ter entrado em colapso. O filme da A24 despencou quase 70% em sua segunda semana, arrecadando apenas US$ 1,7 milhão e mostrando uma forte rejeição do público geral, apesar das boas críticas.

Marco histórico para ‘Demon Slayer’

O grande marco do fim de semana, no entanto, veio do Japão. O fenômeno do anime Demon Slayer: Castelo Infinito ultrapassou O Tigre e o Dragão e se tornou o filme de língua não-inglesa de maior bilheteria da história nos Estados Unidos, com um total acumulado de US$ 128,6 milhões no país.

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Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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