Após a polêmica entrevista da atriz indicada ao Oscar por Emilia Pérez, Karla Sofía Gascón, repercutir globalmente, internautas resgataram antigos tweets chocantes.
Neles, a atriz compartilhou opiniões bastante ácidas que se encaixam em racismo, islamofobia, xenofobia, entre outros.
A atriz critica duramente a política de imigração na Espanha, reclamando que há islâmicos demais no país. Em outro post, diz acreditar que “ninguém realmente se importou com a morte de George Floyd, um viciado em drogas e traficante”.
Ela ainda opiniou sobre o próprio Oscar em 2018, afirmando que a cerimônia premia a cor, a sexualidade, a ideologia, campos etnicos do que os artistas e técnicos de talento. Até o momento, a atriz não se pronunciou sobre o ocorrido e sua vaga ao Oscar 2025 segue bastante ameaçada, além das suas chances, em geral, terem sido mitigadas para vencer o prêmio.
Confira alguns dos tweets abaixo:
‘O Islâ é maravilhoso, sem nenhum traço de sexismo. Mulheres são respeitadas e muito. Elas tem um pequeno quadrado no rosto onde seus olhos e boca podem ser vistos, mas apenas se forem comportadas. Ainda assim, se vestem dessa forma por prazer. Que humanidade nojenta.’
‘Novo atentado na França, decapitados em Nice por um desses retardados seguidores de Alah. Quantas vezes teremos que expulsar esses doidos da Europa até entendermos que os valores da religião deles são incompatíveis com valores ocidentais? Nós não aprendemos. Obrigada, Erdogan’.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também não se pronunciou sobre o assunto até o momento, mas dado o histórico político da cerimônia, é muito provável que os comentários de Karla Sofía Gascón repercutem negativamente na comunidade cinematográfica.
Dessa forma, as favoritas a vencer a disputa do Oscar de Melhor Atriz são Demi Moore de A Substância e Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui.
Enquanto o Oscar para Moore traria um bom momento positivo de uma mulher que conseguiu recuperar a carreira diante dos obstáculos de uma indústria etarista, o Oscar para Torres serviria como um protesto da classe artística contra Donald Trump, atual presidente dos EUA que reverbera uma forte política anti-imigratória – além do fato de Torres também disputar uma categoria que sua mãe, Fernanda Montenegro, disputou décadas atrás por Central do Brasil.
Os vencedores do Oscar 2025 serão divulgados no dia 2 de março em cerimônia que será transmitida ao vivo através de canais especilizados.