A Ubisoft confirmou que sua tradicional apresentação anual, o Ubisoft Forward, não acontecerá este ano. A notícia, divulgada inicialmente pelo jornalista Stephen Totilo, do Game File, através da rede social Bluesky, indica uma mudança na estratégia de comunicação da gigante francesa para 2025. Em vez de um evento próprio de grande escala, a empresa optará por participar de outras vitrines da indústria ao longo do ano, incluindo eventos do Summer Game Fest e a GamesCom.

Participação em outros eventos e a busca por novas oportunidades de comunicação

Segundo um representante da Ubisoft que conversou com Totilo, a empresa não deixará de se conectar com seus jogadores e apresentar novidades. “Estamos sempre ansiosos para nos conectar com nossos jogadores e apresentar nossos jogos”, afirmou o porta-voz. “Continuamos explorando oportunidades para compartilhar atualizações e estamos ansiosos para fornecer mais informações posteriormente”.

Com o cancelamento do Forward, a Ubisoft marcará presença em eventos como o PC Gaming Show e o IGN Live, ambos parte da programação do Summer Game Fest, além da tradicional feira alemã GamesCom, que acontece em agosto. Esta é a primeira vez desde sua estreia em 2020 que o Ubisoft Forward não será realizado, um evento que historicamente servia de palco para os maiores anúncios e revelações da companhia.

Menos jogos no horizonte? A estratégia de adiamentos e foco na qualidade

A decisão de não realizar um Ubisoft Forward completo este ano pode estar ligada a um calendário de lançamentos mais enxuto para o restante de 2025. Stephen Totilo observou que a Ubisoft pode não ter um volume de jogos prontos para justificar uma apresentação individual de grande porte, optando por mostrar trailers e novidades em eventos parceiros.

Essa percepção se alinha com a estratégia recente da empresa. No mês passado, a Ubisoft revelou sua decisão de adiar o lançamento de grandes títulos não anunciados, visando conceder mais tempo de desenvolvimento e polimento às equipes. Embora os jogos específicos não tenham sido nomeados, a declaração sugeriu fortemente que se tratam de projetos de suas maiores franquias, como “Assassin’s Creed”, “Far Cry”, “Ghost Recon” e “Rainbow Six”. A Ubisoft citou o bem-sucedido lançamento de “Assassin’s Creed Shadows” no início deste ano – após um adiamento no final de 2024 – como um exemplo positivo dessa abordagem focada na qualidade.

Projetos em andamento e a nova subsidiária com a Tencent

Apesar de um possível calendário mais espaçado, a Ubisoft tem projetos importantes em andamento. O aguardado remake de “Prince of Persia: Sands of Time”, que sofreu diversos adiamentos, foi confirmado para lançamento durante o atual ano fiscal da empresa, que se encerra em março de 2026.

Além disso, no início deste ano, a Ubisoft anunciou a formação de uma nova subsidiária que se concentrará em suas três principais propriedades intelectuais: “Assassin’s Creed”, “Far Cry” e “Tom Clancy’s Rainbow Six”. Esta nova entidade será parcialmente detida pela gigante chinesa Tencent e, segundo a Ubisoft, será “apoiada por maior investimento e capacidades criativas reforçadas”, com o objetivo de impulsionar cada uma dessas séries a novos patamares de sucesso e inovação.

Mostrar menosContinuar lendo