Ubisoft tem prejuízo em 2024-25 e aposta em Shadows e nova estrutura global para retomar crescimento
A Ubisoft encerrou o ano fiscal de 2024-25 com resultados negativos e forte retração em suas receitas. Segundo relatório divulgado pela companhia nesta semana, a receita líquida caiu 20,5%, totalizando €1,85 bilhão. Já a receita ajustada (segundo o padrão IFRS 15) ficou em €1,9 bilhão, uma queda de 17,5% em relação ao período anterior. O resultado operacional não ajustado foi um prejuízo de €15 milhões — contraste com os €401 milhões positivos registrados no ano anterior. Já o prejuízo líquido ajustado foi de €70,7 milhões.
Apesar do cenário difícil, a empresa superou a meta de fluxo de caixa livre, atingindo €128 milhões, impulsionada por operações internas que liberaram €169 milhões em capital. Ainda assim, os números refletem uma necessidade urgente de mudança estratégica, o que a Ubisoft já colocou em prática.
Assassin’s Creed Shadows supera Odyssey e se torna aposta principal
Um dos pontos de destaque no relatório foi Assassin’s Creed Shadows, que superou Odyssey em número de jogadores e receitas iniciais. O game já é o segundo maior lançamento da história da franquia, atrás apenas de Valhalla, segundo a própria Ubisoft. A empresa também enalteceu o uso do motor gráfico Anvil como parte da evolução técnica da marca.
Outras franquias continuam relevantes: Rainbow Six e Far Cry mantiveram bases ativas de aproximadamente 30 e 20 milhões de jogadores únicos por ano, respectivamente.
Nova subsidiária com Tencent, mais cortes e foco em IPs fortes
Visando maior estabilidade, a Ubisoft confirmou a criação de uma nova subsidiária com apoio da gigante chinesa Tencent. Essa unidade terá direitos exclusivos para explorar globalmente marcas como Assassin’s Creed, Rainbow Six e Far Cry, com previsão de operar até o fim de 2025. A expectativa é gerar €80 milhões por ano em receitas de licenciamento e reduzir a dívida líquida consolidada da empresa.
O plano de cortes também continua: após reduzir 3 mil postos desde 2022 e atingir a meta de economizar €200 milhões, a Ubisoft agora projeta mais €100 milhões em cortes nos próximos dois anos.
Remake de Prince of Persia e novos jogos no horizonte
Entre os lançamentos futuros, a Ubisoft reafirmou que o remake de Prince of Persia: The Sands of Time chegará até março de 2026, após uma série de adiamentos e mudanças de estúdio. Outros títulos programados para fortalecer o portfólio incluem Siege X, Anno 117: Pax Romana e The Division Resurgence.
A expectativa da empresa é que os efeitos positivos dessas mudanças só sejam sentidos com mais força a partir do ciclo fiscal de 2026-27.