Vaticano apresenta mascote oficial do Ano Jubilar de 2025

O Vaticano revelou, nesta semana, o mascote oficial do Ano Jubilar de 2025, conhecido também como Ano Santo. O pequeno boneco, chamado Luce, que significa “luz” em italiano, foi apresentado pelo Arcebispo Rino Fisichella. De acordo com o religioso, Luce foi criado com o intuito de conectar a Igreja com a cultura pop, especialmente voltada para o público jovem.

Luce na Expo 2025 em Osaka

Além de ser o símbolo do Ano Jubilar, Luce também representará o pavilhão da Santa Sé na Expo 2025, que acontecerá em Osaka, Japão. Durante o evento, será exibida a famosa pintura “A Deposição de Cristo”, de Caravaggio, proporcionando uma conexão entre a arte, a fé e a modernidade.

Entendendo o Ano Jubilar

O Ano Jubilar é um período significativo para os católicos, caracterizado por um chamado à renovação espiritual e ao perdão. Celebrado a cada 25 anos, este período convida os fiéis a realizar peregrinações, buscando a reconciliação e uma intimidade maior com Deus. Um dos momentos mais marcantes desse evento é a abertura da Porta Santa nas basílicas papais em Roma, que simboliza a passagem para uma nova vida em Cristo.

O primeiro Ano Jubilar ocorreu no ano 2000, mas o Papa tem a liberdade de proclamar jubileus extraordinários em ocasiões especiais, tornando cada celebração única. A introdução de Luce como mascote reflete a intenção da Igreja de se aproximar das novas gerações, utilizando elementos da cultura contemporânea para disseminar a mensagem de fé e renovação.

Mostrar menosContinuar lendo