A família da cantora Preta Gil divulgou, na noite desta terça-feira (22), a data e o local da cerimônia de despedida da artista, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos. O velório será aberto ao público nesta sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito enquanto o filho único da cantora, Francisco Gil, publicava uma homenagem devastadora, na qual narrou os últimos momentos ao lado da mãe.

“Celebraremos sua vida, arte e legado”, informou o comunicado da família sobre a cerimônia. A definição da data indica que os trâmites para a repatriação do corpo de Preta, que faleceu em Nova York, já estão em andamento.

A despedida de Francisco Gil: “Seu olhar tinha muito mistério”

Em seu primeiro pronunciamento após a morte da mãe, Francisco Gil, de 30 anos, comoveu a internet com um relato íntimo e profundo sobre a despedida dos dois. “Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força… E eu sem entender de onde você estava tirando aquela força”, iniciou o músico.

Ele continuou, refletindo sobre a essência da mãe. “O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. […] Sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta Sol de Maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você.”

O momento mais comovente do texto é quando ele descreve a despedida silenciosa. “Eu me despedi de você e tentei fazer com que você не percebesse… Claro que você percebeu. E claro que esperou que eu fizesse isso pra poder partir. Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso”, escreveu Francisco. “Seu olhar tinha muito mistério… Mas entendi. A gente sempre se entende…”.

Com uma visão espiritual, ele concluiu: “A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim”. Citando uma frase dita pelo avô, Gilberto Gil, após a partida de Preta, ele se despediu: “‘que agora venham os 50 bilhões de anos…’. Estenda-se infinito, mãezinha”.

Uma jornada de coragem

Preta Gil lutava contra um câncer colorretal desde janeiro de 2023. Após uma série de tratamentos no Brasil, incluindo cirurgias e quimioterapia, a doença progrediu, e em maio de 2025, ela viajou para os Estados Unidos em busca de um tratamento experimental. Ela faleceu no último domingo (20), enquanto se preparava para retornar ao Brasil. A cerimônia de sexta-feira no Theatro Municipal, um desejo da própria artista, será a oportunidade para que fãs, amigos e familiares celebrem a vida de uma das personalidades mais queridas do país.

Mostrar menosContinuar lendo