Monster Hunter Wilds, a sequência do jogo mais vendido da história da Capcom, continua a ver suas vendas pós-lançamento despencarem, segundo o último relatório financeiro da empresa. Nos três meses encerrados em 30 de setembro de 2025, Wilds vendeu apenas 160 mil unidades em todo o mundo.
O número é preocupante, pois representa uma nova queda em relação ao trimestre anterior, quando o jogo vendeu 477 mil unidades – um número que a própria Capcom já havia classificado como “fraco” e que influenciou uma queda no preço de suas ações.
Embora a Capcom culpe o alto preço do PlayStation 5 pelo desinteresse dos jogadores mais jovens, analistas de mercado apontam para outros fatores: um lançamento repleto de problemas técnicos e uma concorrência muito maior do que a enfrentada pelo seu antecessor.
O paradoxo de ‘Wilds’: sucesso no lançamento, fracasso na longevidade
Os novos números são um balde de água fria após um lançamento que quebrou recordes. Monster Hunter Wilds teve uma estreia estrondosa, vendendo 10 milhões de cópias em seu primeiro mês e se tornando o maior lançamento da história da Capcom. O jogo também é, até o momento, o mais vendido do ano nos Estados Unidos (em receita).
O problema, no entanto, está na “cauda longa” das vendas. O antecessor, Monster Hunter World (2018), vendeu 28 milhões de cópias em sua vida útil. Embora World tenha tido um lançamento menor (7,9 milhões de cópias), ele manteve uma performance extraordinária, vendendo regularmente mais de 1 milhão de unidades por trimestre durante anos, algo que Wilds não está conseguindo replicar.
No último trimestre, Wilds mal conseguiu entrar no top 10 de vendas da Capcom, vendendo menos que títulos antigos e com grandes descontos, como Street Fighter 6 e até o Monster Hunter Rise.
A culpa é do PS5 ou dos problemas técnicos?
Questionado sobre a queda, o presidente da Capcom, Haruhito Tsujimoto, culpou parcialmente o alto preço do PlayStation 5, que, segundo ele, estaria criando uma “barreira de entrada” para jogadores mais jovens.
No entanto, o jogo também sofreu com graves problemas de performance no PC desde o lançamento, o que gerou críticas massivas de jogadores. A Capcom prometeu atualizações de desempenho para este inverno.
O Dr. Serkan Toto, CEO da consultoria Kantan Games, foi mais direto e chamou a desculpa do preço do PS5 de “bomba de fumaça retórica”.
“Desde quando o console é barato?”, questionou o analista. “O jogo simplesmente não emplacou como World fez em 2018. Agora temos uma tonelada a mais de jogos AAA para escolher, os jogadores têm menos dinheiro para gastar e o lançamento de Wilds foi arruinado por inúmeros problemas técnicos”, concluiu. Toto ainda aconselhou a Capcom a “focar na qualidade” para o lançamento do aguardado Resident Evil Requiem no próximo ano.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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