Fechamentos de estúdios e a falta de lançamentos impactam os resultados financeiros da empresa
A Warner Bros. Games está atravessando um período financeiro desafiador, marcado pelo fechamento de três estúdios importantes, como a Monolith Productions (responsável por Terra-média: Sombras de Mordor e Mulher-Maravilha), além das dificuldades com os lançamentos de jogos. Recentemente, a empresa divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre do ano fiscal de 2025, que revelam uma queda significativa em sua receita e aumento nas despesas, reflexo de um cenário onde a ausência de lançamentos de peso impactou suas finanças.
Queda de receita de 48%
Nos resultados da Warner Bros. Discovery, que abrangem os três meses encerrados em 31 de março de 2025, foi observado que a receita com jogos da empresa caiu 48%, excluindo os efeitos da flutuação cambial. De acordo com a companhia, a principal razão para essa queda foi a ausência de novos lançamentos no período, em contraste com o Suicide Squad: Kill the Justice League do ano passado, que gerou vendas significativas. Além disso, jogos de grande sucesso como Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 também foram destacados no relatório, com suas vendas contínuas no ano passado tendo um impacto positivo na receita.
O impacto do Suicide Squad no desempenho da empresa
O Suicide Squad: Kill the Justice League foi um dos lançamentos mais esperados da Warner Bros., mas o jogo não teve o desempenho esperado tanto em termos de críticas quanto de vendas. Em sua análise, nossa equipe avaliou o título com duas estrelas e meia de cinco, refletindo o desapontamento dos fãs e críticos. Esse desempenho abaixo do esperado resultou em um prejuízo de US$ 200 milhões para a empresa, conforme anteriormente reportado por Jason Schreier, da Bloomberg.
Embora o Suicide Squad tenha gerado um impacto financeiro negativo, ele ainda contribuiu para a receita em comparação com a ausência de lançamentos de peso neste ano. Além disso, a Warner Bros. apontou que, com o fechamento de estúdios, não há grandes investimentos em novos projetos no horizonte, o que reflete na queda nas despesas com conteúdo de jogos.
Fechamento de estúdios e o impacto a longo prazo
A Warner Bros. também mencionou a redução de “despesas com conteúdo de jogos”, que caiu 66% excluindo câmbio, um reflexo direto da falência dos lançamentos passados e o fechamento de estúdios como Monolith Productions, Player First Games (responsável pelo MultiVersus) e a WB San Diego, voltada para jogos móveis. O fechamento de estúdios é um indicador claro de dificuldades no portfólio de lançamentos e na capacidade da empresa de manter sua produção interna.
A situação financeira da Warner Bros.
Esses fechamentos e a ausência de novos lançamentos tornam o panorama financeiro da Warner Bros. mais sombrio. A empresa, apesar de não precisar contabilizar os prejuízos relacionados ao Suicide Squad neste trimestre, enfrenta uma diminuição considerável nas perspectivas de crescimento no setor de jogos. Embora tenha conseguido reduzir os impactos financeiros dos erros do ano anterior, o caminho adiante não parece promissor para a divisão de games da empresa.