O Xbox pode estar a caminho de um terceiro aumento de preço em 2025. De acordo com uma nova onda de relatórios de insiders e analistas, a Microsoft não se preparou para o aperto no fornecimento global de memória RAM, que está sendo drasticamente consumida pelo boom da Inteligência Artificial. A crise de suprimentos, somada à pressão interna por uma alta margem de lucro, estaria forçando o Xbox a considerar novos ajustes de preço.
O analista Mark Kern (Grummz) afirmou que a divisão de jogos estaria em “modo pânico” (panic mode) devido aos problemas.
A crise da RAM causada pela IA
O principal problema do Xbox vem do mesmo setor em que a Microsoft mais investe: a IA. A escassez de memória DRAM foi desencadeada por contratos de longo prazo, como o acordo massivo da OpenAI (parceira da Microsoft) com fabricantes como Samsung, que garante uma fatia desproporcional do fornecimento de memória.
O youtuber e analista de tecnologia Moore’s Law Is Dead (MLID) afirmou que a Microsoft foi pega de surpresa. “A Microsoft não planejou nada com antecedência, aparentemente”, disse, alertando que seus contatos nos fornecedores e varejistas estão soando o alarme. “Se você ainda quer um Xbox… esses preços podem subir em breve, ou o fornecimento pode simplesmente secar completamente.”
‘Modo Pânico’ e a pressão por 30% de lucro
O problema da falta de suprimentos é agravado pela pressão interna para que a divisão Xbox se torne altamente lucrativa. O analista Mark Kern (Grummz) alega que os problemas vão além da cadeia de suprimentos:
“Pelo que estou ouvindo internamente, o Xbox está correndo por aí com os cabelos em chamas. (…) A RAM prestes a aumentar os preços do Xbox em breve, a dívida de bilhões pela compra da Activision Blizzard, [e a meta de] produzir margens de lucro de 30%… Isso foi um erro de cálculo de anos, e o Xbox está em modo pânico.”
O contraste com a Sony
Enquanto o Xbox enfrenta a crise de suprimentos e já aumentou os preços do Series X e Series S duas vezes este ano, a Sony teria se planejado muito melhor. Segundo relatos de insiders, a Sony garantiu grandes quantidades de RAM quando os preços estavam baixos, o que permite que a empresa continue com sua estratégia de cortes de preço na Black Friday.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

