Apesar da Microsoft celebrar um período positivo com o Xbox, a empresa reconhece os desafios enfrentados pelo mercado de games em geral. Em uma entrevista ao GameFile, Phil Spencer destacou as dificuldades das empresas em atrair novos jogadores, especialmente no cenário dos consoles.
Para manter um crescimento contínuo, a companhia está apostando na diversificação de suas atividades, planejando lançar quatro jogos de seus estúdios em outras plataformas em breve. Spencer ressaltou o sucesso do Xbox no PC e na nuvem, além do trabalho dos estúdios internos da empresa, como exemplo do que tem funcionado bem.
“Nós precisamos contribuir para o crescimento da indústria. Isso deve ser uma prioridade real”, enfatizou. A Microsoft busca ampliar suas oportunidades de lucro, com um foco crescente no mercado mobile. A aquisição da Activision Blizzard King para seu portfólio reflete essa estratégia.
Durante a entrevista, Spencer observou que o mercado de consoles atingiu um ponto de estagnação. Nos últimos cinco ou seis anos, não houve um aumento significativo no número de pessoas adquirindo consoles para jogos, o que desafia o crescimento do setor.
Ele também apontou que a indústria de jogos tem recorrido a aumentos de preços e outras táticas para gerar receita, mas ressaltou preocupações sobre práticas manipulativas. Para ele, é crucial encontrar novos consumidores entregando jogos de formas alternativas, seja por meio de dispositivos, acesso ou preço acessível.
Spencer explicou que a falta de crescimento foi um dos motivos para a redução da equipe da Microsoft no início do ano, afirmando a necessidade de se adaptar às mudanças do mercado. A empresa está focada em inovar e encontrar maneiras criativas de atrair mais jogadores, visando o crescimento sustentável do setor de games.

