Chegou ao fim a breve trajetória de “XDefiant”. O jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) da Ubisoft teve seus servidores oficialmente desligados nesta terça-feira, 3 de junho, conforme anunciado pela empresa em dezembro de 2024. Apesar das tentativas de encontrar seu espaço no competitivo mercado de shooters online, o game não conseguiu manter o fôlego necessário para uma vida longa, encerrando suas atividades sem deixar uma marca duradoura na indústria.

O fim da linha para um FPS problemático

A decisão de encerrar “XDefiant” foi comunicada aos jogadores no final do ano passado, quando a Ubisoft estabeleceu o dia 3 de junho de 2025 como a data final para as operações do jogo. Desde seu lançamento, o FPS enfrentou uma série de desafios que minaram seu potencial. Descrito como um “problemático jogo de tiro em primeira pessoa que nunca ganhou força após o lançamento”, “XDefiant” lutou para construir uma base de jogadores consistente.

Fatores como um ecossistema de eSports que nunca se concretizou, mudanças de desenvolvimento que foram recebidas com críticas (“distorcidas”, segundo a fonte original) e uma queda vertiginosa no número de jogadores contribuíram para o seu desfecho prematuro. A velocidade com que a base de jogadores diminuiu foi classificada como “anormal”, indicando uma dificuldade em reter o interesse do público a longo prazo.

“Coração partido”: As palavras do produtor executivo Mark Rubin

Em dezembro de 2024, ao anunciar o encerramento, o produtor executivo de “XDefiant”, Mark Rubin, compartilhou uma mensagem emocionada com a comunidade. “Estou, claro, com o coração partido por ter que escrever este post”, lamentou Rubin na época. “Sim, este jogo tem sido uma paixão pessoal para mim há anos e sim, eu sei que nem todos os desafios levam à vitória.”

Rubin também fez questão de reconhecer o esforço da equipe de desenvolvimento. “Quero reconhecer todos os desenvolvedores que estão sendo afetados por este encerramento. Cada um deles é uma pessoa real, com uma vida real… e todos dedicaram muita paixão à criação deste jogo. Espero que possam se orgulhar do que conquistaram. Sei que sempre terei orgulho e gratidão por ter trabalhado com uma equipe tão incrível! Uma equipe que realmente superou suas expectativas.”

Uma despedida com o conteúdo que restava

Antes de apertar o “grande botão vermelho” e tirar “XDefiant” do ar definitivamente, a Ubisoft adotou a estratégia de liberar todo o conteúdo planejado que já estava pronto. Essa medida permitiu que os jogadores que ainda apreciavam o game pudessem experimentar as últimas novidades antes do adeus final.

Alguns jogadores, como o autor do texto original que baseou esta notícia, encontraram qualidades em “XDefiant”. “Não fiquei descontente com XDefiant. Achei que era um jogo de tiro bom o suficiente, com um ritmo ótimo”, mencionou, elogiando também as habilidades das facções. No entanto, essa apreciação individual não foi suficiente para reverter o destino do jogo.

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