Zoe Saldaña se pronuncia sobre tuítes polêmicos de Karla Sofía Gascón: ‘Estou triste e não apoio’

Zoe Saldaña falou pela primeira vez sobre os tuítes polêmicos de Karla Sofía Gascón, sua colega de elenco em Emilia Pérez. Saiba o que ela disse.
Zoe Saldaña se emociona ao vencer Globo de Ouro por Emilia Pérez Zoe Saldaña se emociona ao vencer Globo de Ouro por Emilia Pérez
Reprodução

Zoe Saldaña, estrela de Emilia Pérez, falou pela primeira vez sobre os tuítes controversos de sua colega de elenco Karla Sofía Gascón, que ressurgiram esta semana. Durante uma sessão de perguntas e respostas em Londres, Saldaña expressou tristeza e desapontamento com a situação, mas reiterou seu compromisso com a mensagem positiva do filme.

A declaração de Saldaña

“Ainda estou processando tudo o que aconteceu nos últimos dias e estou triste. Isso me deixa muito triste porque não apoio [isso] e não tenho tolerância para nenhuma retórica negativa em relação a pessoas de nenhum grupo”, disse Saldaña.

Ela continuou: “Só posso atestar a experiência que tive com cada indivíduo que fez parte, que faz parte, deste filme, e minha experiência e minhas interações com eles foram sobre inclusão, colaboração e equidade racial, cultural e de gênero. E isso me entristece. Me entristece que estejamos tendo que enfrentar esse revés agora.”

Saldaña também agradeceu ao público pelo apoio contínuo ao filme, apesar da controvérsia. “Estou feliz que todos vocês estejam aqui e que ainda estejam aparecendo para Emilia Pérez porque a mensagem que este filme tem é tão poderosa e a mudança que ele pode trazer para comunidades que são marginalizadas dia após dia é importante. E tudo o que posso atestar é que todos nós que nos unimos para contar esta história, nos unimos por amor, respeito e curiosidade, e continuaremos a espalhar essa mensagem. É tudo o que podemos dizer agora. Obrigada.”

Os tuítes polêmicos de Gascón

Os tuítes de Karla Sofía Gascón, que incluem comentários sobre muçulmanos, George Floyd e a diversidade no Oscar, geraram uma onda de críticas. Em um dos tuítes, Gascón criticou a cerimônia do Oscar de 2021, chamando-a de “feia” e comparando-a a um “festival afro-coreano” ou a uma “manifestação do Black Lives Matter”.

Ela também se referiu a George Floyd, cuja morte em 2020 gerou protestos globais, como um “vigarista viciado em drogas”. Além disso, Gascón fez comentários negativos sobre o islamismo, alegando que a fé “não cumpre com os direitos internacionais”.

O pedido de desculpas de Gascón

Na noite de quinta-feira, Gascón emitiu um pedido de desculpas por meio de uma declaração à Variety. “Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram mágoa. Como alguém em uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles a quem causei dor. Durante toda a minha vida, lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre a escuridão”, escreveu.

Após a polêmica, Gascón desativou sua conta no X (antigo Twitter).

O impacto no filme Emilia Pérez

Apesar da controvérsia, Emilia Pérez continua a ser um dos filmes mais comentados do ano, com uma mensagem poderosa sobre inclusão e diversidade. Gascón, que é a primeira atriz abertamente trans indicada ao Oscar, dividiu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes com suas colegas de elenco Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz.

Saldaña reforçou que a equipe do filme se uniu por “amor, respeito e curiosidade”, e que a mensagem de Emilia Pérez permanece relevante e necessária.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor