logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Corpo Fechado - O Filme de super-herói mais realista já feito

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Catálogo, Cinema, Críticas•15 de março de 2017•6 Minutes

Muitas foram as adaptações já feitas de histórias em quadrinhos para o cinema: X-Men (2000), Homem-Aranha (2002), Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) e consequentemente todos os filmes deste vasto universo dos super-heróis que vieram tanto da Marvel como da DC para as telonas.

No ano de 2000, M. Night Shyamalan estava no auge por ter feito o excelente Sexto Sentido com Bruce Willis e então produziu, dirigiu e roteirizou sua nova produção chamada de Corpo Fechado, com o mesmo Bruce Willis no papel de David Dunn e Samuel L. Jackson interpretando Elijah Price.

O filme de pouco mais de uma hora e meia, apresenta um homem que trabalha como segurança em um estádio e choca o país por ser o único sobrevivente de um acidente de trem que matou todos que estavam a bordo. O mais impressionante não foi que esse homem apenas se tornou o único sobrevivente, mas também porque saiu do acidente sem nenhum tipo de machucado. Todos se questionam como isso pode ter acontecido.

Passada a história de apresentação dos personagens, eis que David Dunn se encontra com Elijah Price, que tem uma doença rara apresentada logo de início, tem seus ossos de vidro. É um roteiro bastante eficiente em sua mensagem e diferente da grande parte das baboseiras das produções feitas de super-heróis, tanto da DC como da Marvel, pois não apela para explosões, super-vilões, nem para efeitos práticos de tirar o fôlego, muito menos para roteiros vagos que chamem o público de idiotas.

Outro atrativo está no fato de tratar de questões humanas, isso sim pode-se questionar se há um tratamento justo em certas produções dos heróis uniformizados atuais, até porque o que mais os roteiristas tentam fazer ultimamente é criar um vínculo destes heróis com o público tentando humanizá-los. Mas a relação dos personagens de Corpo Fechado, principalmente quanto ao do protagonista interpretado por Bruce Willis, é de que há um homem ali que tem um lado Super-Herói, e que ele sempre surge para salvar o dia, e isso é feito de um jeito muito realista pelo diretor.

Corpo Fechado não fala de um herói comum e sim de um homem que busca se encontrar, a sua dupla identidade seria um jeito de se achar. Seu casamento não anda bem, seu filho está com problemas no colégio e deseja que seu pai seja um super-homem. Shyamalan mostra David sempre como se tivesse super-poderes. A cena em que apresenta força sobrenatural do levantamento de peso é quando o personagem realmente começa a perceber que não é uma pessoa comum.

No início do longa o ritmo é um pouco lento e você talvez não entenda o que o diretor quer contar com toda aquela abordagem, mas com o tempo o espectador percebe que há algum faz sentido na atmosfera criada. Tudo que é apresentado está na trama por algum motivo, e esta narrativa é bem trabalhada, é sombrio na medida certa, cheio de traumas humanos e bastante realista. O que chega mais perto deste Corpo Fechado, provavelmente, é Logan, no jeito em que a história é contada 

É claro que todos os elogios ficam com M. Night Shyamalan, que costuma ser muito criticado por algumas de suas produções que dirigiu e parece ter voltado com tudo depois de A Visita. A verdade é que o público sempre espera mais, e como ele surpreendeu em O Sexto Sentido todos vão querer ser surpreendidos com os seus plots twists. Shyamalan um bom diretor, e nesse Corpo Fechado suas tomadas de câmera são ótimas, a todo momento a câmera está em movimento como que se estivesse seguindo os personagens.

Corpo Fechado é essencial para entender o cinema e o universo de Shyamalan que é sim um grande cineasta e esse é um ótimo filme à altura de outras produções do gênero. Uma pena que as outras produções deste universo não tiveram a mesma qualidade, mas o que importa é que este continua sendo um dos grandes clássicos do cinema moderno. 

ATENÇÃO SPOILER: No final de Corpo Fechado o personagem de Samuel L. Jackson vai parar no hospício por ter cometido atentados terroristas a procura de um inumano como ele. No novo Fragmentado, James Mcavoy nas cenas pós-créditos é levado para o mesmo hospício em que Elijah está preso. Seria o início de uma sequência? Recentemente ele havia revelado seu desejo em fazer uma continuação de Corpo Fechado e isso seria incrível. Universos que pareciam tão distintos e que na verdade teriam muita ligação entre sim. É torcer e rezar para que isso aconteça.

Corpo Fechado (Unbreakable, EUA – 2000)

Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright, Spencer Treat Clark, Michael Kell, Charlayne Woodard
Gênero: História em Quadrinhos, Drama, Mistério, Ficção científica
Duração: 106 minutos.

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Decoradora acusa festa da filha de Virginia Fonseca de plágio: 'É uma vergonha'

Decoradora acusa festa da filha de Virginia Fonseca de plágio: ‘É uma vergonha’


by Matheus Fragata

Famosos
Lorena Maria rebate MC Daniel e diz que ele só entrou na Justiça após exposição: 'Pagou ontem'

Lorena Maria rebate MC Daniel e diz que ele só entrou na Justiça após exposição: ‘Pagou ontem’

Lorena Maria diz que MC Daniel só entrou na Justiça pela guarda do filho após…


by Redação Bastidores

Games
Polêmica no InZOI: bug permitia atropelamento de crianças e desenvolvedores corrigem erro

Krafton, dona de PUBG, anuncia reestruturação para ser uma empresa ‘AI-first’

Krafton, dona de PUBG e Subnautica, anuncia reestruturação 'AI-first' com…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}