O aguardado novo jogo de James Bond, 007: First Light, será uma história de origem completamente original, e essa foi uma condição inegociável para que o projeto saísse do papel. Em uma nova entrevista à revista Edge, a liderança da IO Interactive, estúdio por trás do game, revelou que o projeto “não teria acontecido” se eles fossem forçados a simplesmente adaptar um dos filmes ou a recriar a aparência de um dos atores que já viveram o espião.
A decisão mostra a ambição do estúdio, famoso pela aclamada trilogia Hitman, de deixar sua própria marca no universo do agente secreto, criando um Bond para uma nova geração de jogadores.
‘Não estávamos interessados em aumentar os pixels em Pierce Brosnan’
Na entrevista, o diretor criativo Hakan Abrak foi enfático ao afirmar que a IO Interactive não tinha nenhum interesse em fazer uma simples adaptação. “Nunca teríamos feito uma adaptação de um filme para videogame”, disse ele. “Não estávamos interessados em aumentar os pixels, por exemplo, em quão bom poderíamos fazer Pierce Brosnan parecer. (…) Deixar nossa marca na história e no processo de criação é extremamente importante para nós.”
Ele foi claro ao dizer que a liberdade para criar uma história de origem foi a única razão pela qual o estúdio aceitou o projeto.
Fuga dos clichês e a busca por uma história emocional
O diretor cinematográfico e narrativo, Martin Emborg, complementou a visão, explicando que o objetivo é fugir da superficialidade dos clichês de James Bond para criar uma conexão emocional com o público.
“Todo mundo sabe como Bond bebe, como se veste, o que dirige. Essas coisas ficam superficiais muito rápido”, argumentou. “Se você quer contar uma história e envolver o público emocionalmente, isso simplesmente não vai funcionar.” A abordagem do estúdio, segundo ele, é contar “uma história original com um personagem que por acaso se torna James Bond, em vez de cumprir uma lista de referências”.
Um Bond novato com um rosto próprio para uma nova geração
Essa busca por uma história original se reflete na escolha de um novo rosto para o espião. O Bond da IO Interactive será interpretado pelo ator Patrik Gibson, que dará vida a uma versão mais jovem e inexperiente do agente. A ideia é atrair um novo público e mostrar a jornada de formação do personagem, antes de ele se tornar o agente 007 que o mundo conhece.
Para os desenvolvedores, o objetivo final é criar um jogo de James Bond tão memorável e icônico quanto o lendário GoldenEye 007, do Nintendo 64, mesmo que para isso precisem criar algo “muito diferente” do que já fizeram com a série Hitman.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br