Há inúmeros temas que são utilizados em filmes de terror e que são recorrentes na maioria dos roteiros. São produzidos com a ideia ou de dar um susto no público, ou para criar um suspense ou tensão em alguma cena, ou na tentativa de gerar medo ou pânico no espectador. Podemos citar entre esses elementos a possessão demoníaca, a casa mal-assombrada e também, provavelmente o mais conhecido de todos, que é o exorcismo.
A ideia de trabalhar uma atmosfera sombria e aterrorizante envolvendo um Padre — ou qualquer ritual de exorcismo que seja tocado por um religioso — com especialidade em exorcizar corpos possuídos por demônios ou outros seres malignos é por si só assustadora. No cenário audiovisual é algo que está bastante presente nas narrativas de filmes de terror, tornando-se bastante popular entre a audiência.
A seguir uma lista com alguns filmes assustadores sobre Exorcismo
10. O Exorcista do Papa (2023)
É verdade que a maioria dos exorcistas nos filmes de terror trabalham a mando do Papa ou do Vaticano e até por isso soa como uma obviedade o título desta produção. Não é um longa espetacular, nem uma obra-prima do gênero, mas seu roteiro funciona ao abordar o tema.
O Exorcista do Papa é daquelas produções que muitos vão amar e muitos vão odiar. Isso se deve ao fato de ser uma obra cheia de clichês e tratando de um tema já batido no cinema. Por outro lado, há uma pegada de humor que dificilmente se vê nesse tipo de narrativa, além de ter um teor investigativo que vale a pena acompanhar.
9. O Ritual (2011)
Hora ou outra surge no cenário audiovisual um filme abordando exorcismo. Para surpreender o público de algum jeito cada vez mais se faz necessário abordar o tema tentando fugir da premissa clássica do Padre que é chamado para uma residência de uma família para tentar fazer o exorcismo e salvar algum jovem de uma possessão demoníaca.
Em O Ritual, produção dirigida por Mikael Hafstrom, é possível acompanhar um Padre norte-americano que vai até o Vaticano para estudar em uma escola de exorcismo. Só que o Padre sempre se mostrou descrente em relação a prática e se os acontecimentos eram realmente verdadeiros, isso até encontrar Padre Lucas Trevant e presenciar fatos que não imaginaria que iria observar. A trama não é das mais interessantes e não conta com quase nada de suspense nem terror em grande parte das cenas.
8. Constantine (2005)
John Constantine — ou simplesmente Constantine — é um personagem bastante conhecido pelos fãs das HQs, já que o personagem interpretado por Keanu Reeves é uma adaptação de Hellblazer (DC). É uma produção que aborda o tema do exorcismo sem que este seja o elemento principal da trama.
Constantine é um exorcista que tenta salvar do inferno a alma da irmã gêmea de uma policial, isso além de acompanhar os percalços pessoais por quais o protagonista passa. É uma obra mais fantasiosa que propriamente de terror.
7. O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Outro filme que aborda o exorcismo, mas partindo de outro ponto de vista e não ficando só no formato consagrado por produções do gênero, é O Exorcismo de Emily Rose. Um Padre é chamado fazer um exorcismo em Emily Rose, porém a jovem acaba morrendo, e assim o padre é acusado de assassinato.
O longa foi baseado de forma indireta em uma história real e foi dirigido por Scott Derrickson. Há cenas assustadoras que deixam parte dos espectadores com muito medo dos acontecimentos envolvendo a jovem Emily Rose.
6. O Último Exorcismo (2010)
Para os fãs de produções com uma pegada found footage certamente irão se sentir atraídos pela história de O Último Exorcismo, até porque o longa tem como proposta a de mostrar um exorcismo em uma jovem possuída por um demônio.
Filmado para parecer como um documentário e tentar dar um ar de realidade para o que está sendo mostrado, o produto audiovisual em si rende alguns sustos para quem procura esse tipo de artifício.
5. The Exorcist III (1990)
Mesmo após o fracasso do famigerado O Exorcista II: O Herege, a desnecessária franquia iniciada por O Exorcista teve continuidade. O conceito do roteiro foi o de não se prender completamente a ideia de se fazer um exorcismo na trama, tanto que o diretor e roteirista William Peter Blatty, responsável pela obra Legion e que serviu como inspiração para esse terceiro capítulo, nem queria colocar uma cena de exorcismo no final do filme, algo que acabou acontecendo com refilmagens impostas pelos produtores.
É por isso que há alguns furos na história, pois a película foi filmada sendo pensada de outra forma, mas acabou tendo uma narrativa diferente graças a ação desnecessária dos produtores. Não é uma produção à altura do clássico de 1973, mas vale para passar o tempo.
4. Requiem (2006)
Essa película alemã não é tão popular entre os fãs do gênero e costuma não receber o devido reconhecimento. A história segue a jovem Michaela Klingler que pensava estar possuída por demônios, mas como visto pela narrativa, sofre na verdade de epilepsia e esquizofrenia. A alemã em vez de ir à procura de um médico acaba se submetendo a sessões de exorcismo.
Não espere por sustos ou imagens convencionais de exorcismo, até porque a ideia da trama é abordar a prática por outro ponto de vista. Quem está habituado com os filmes de terror americanos, certamente não irá curtir o andamento da história, que é bastante maçante, mas nem por isso deixa ter uma boa história.
3. A Médium (2021)
Dirigido por Banjong Pisanthanakun, o responsável pelo assustador Espíritos – A Morte está ao Seu Lado (2004), a Médium tem a mesma pegada aterrorizante de muitos filmes de terror asiáticos, em que é possível presenciar uma atmosfera macabra e um horror bastante realista em alguns momentos.
O longa aborda uma história de possessão e exorcismo na Tailândia. Filmado ao estilo de um mocumentário – uma espécie de documentário falso – se assemelhando em alguns momentos com A Bruxa de Blair, isso pelo menos no terceiro ato. A ideia do diretor em filmar nesse estilo é justamente para dar maior profundidade para a trama e dar a ideia de que os fatos realmente aconteceram como são apresentados.
2. Invocação do Mal (2013)
Pode-se dizer que Invocação do Mal foi o filme que mais chegou perto da fama conquista por O Exorcista (1973). A lucrativa franquia de terror se inspirou no casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren e em casos reais da dupla. O sucesso de Invocação do Mal foi tanto que acabou sendo desenvolvido até um universo cinematográfico envolvendo as maldições que surgiram na trama, como A Freira e Annabelle.
James Wan trouxe para as telonas a história consagrada pelo formato da família que se muda para uma casa mal-assombrada e lá acaba por presenciar diversos e assustadores fenômenos paranormais. Óbvio que a receita daria certo, com sustos de arrepiar qualquer um com nervos de aço.
1. O Exorcista (1973)
Aclamado pela crítica e consagrado como um dos maiores — senão o maior — filmes de terror da história do cinema. Longa foi dirigido por William Friedkin e foi inspirado no livro de William Peter Blatty. A clássica trama de padres realizando exorcismos, da maneira como a conhecemos nos dias de hoje, foi imortalizada pelo O Exorcista.
O motivo pelo qual o longa se tornou uma obra-prima do terror e um grande sucesso cultural, sendo indicado em 10 categorias do Oscar, se deve ao fato de contar com uma atmosfera assustadora e um roteiro que prende a atenção. É puro terror acompanhar o exorcismo da jovem Reagan (Linda Blair) e a possessão que se apossa de seu corpo pouco a pouco.