10 filmes essenciais sobre OVNIs

A raça humana sempre teve curiosidade sobre o que habita o nosso universo, e a pergunta se há vida inteligente fora da Terra é frequentemente feita, com alguns acreditando que não estamos sozinhos, enquanto outros acreditam que somos os únicos na vastidão do universo.

O cinema acompanha essas ideias, criando teorias e tentando imaginar como seriam os OVNIs e como seria o contato entre humanos e alienígenas. Existem ótimas produções sobre o assunto que devem ser vistas e revistas pelo espectador.

10. Contatos de 4º Grau (2009)

É verdade que Contatos de 4º Grau é uma obra bem ruinzinha. Porém, pensando no tema OVNIs, é uma produção que até assusta em algumas situações ao simular um documentário, fazendo parecer com que a sua trama tenha sido não apenas inspirada em fatos reais, como fazer com que as cenas de abdução pareçam verdadeiras, sendo que não há nada de real ali.

A ideia do longa é a de trabalhar o medo psicológico de uma abdução em uma cidade do Alasca, apresentando fenômenos inexplicáveis, fazer o espectador questionar o que é ou não real, além de tentar causar medo.

9. Fogo no Céu (1993)

Não se sabe se a história de Fogo no Céu é verdadeira ou não, mesmo que sua trama tenha sido inspirada em fatos reais. O filme dirigido por Robert Lieberman, se baseia na vida de Travis Walton, um homem que afirmou ter sido abduzido por alienígenas, em 1975.

A história que Fogo no Céu reproduz é considerado o caso mais famoso de abdução já registrado até hoje, e o longa foi concebido com a proposta de fazer uma espécie de horror espacial, mostrando de forma aterrorizante como ocorreu a abdução de Walton. A atmosfera de terror causada pela narrativa sobre OVNIs é o principal fator para se assistir à produção.

8. Arquivo X: O Filme (1998)

Quando o assunto é OVNI, não podemos deixar de lado a clássica série Arquivo X. A famosa franquia foi levada para os cinemas em 1998, após o sucesso retumbante na TV. Na época, o filme não fez muito sucesso, mas hoje é reconhecido como um divertido entretenimento envolvendo OVNIs.

A ideia do longa é o de trabalhar com a paranoia e mistério, elementos típicos da série, que foram levados para a história do longa. Os fãs amam teorias da conspiração, ainda mais quando no meio delas há o envolvimento do governo, de alienígenas e de um vírus letal. Sem dúvida, uma boa história de terror e de Sci-fi.

7. Sinais (2002)

Night Shyamalan consagrou-se como um dos grandes cineastas atuais, apesar de ter obras de gosto duvidoso em seu currículo. Em Sinais, Shyamalan trabalha um ambiente de suspense e paranoia envolvendo alienígenas. Com o tempo o longa tornou-se um clássico do gênero.

O roteiro aborda de forma inteligente e eficiente o medo do desconhecido e foge dos clichês conhecidos do gênero, como o ser de outro planeta que mata toda a humanidade. A ideia é mais focar no medo e menos em sustos baratos, como a maioria das produções faz

6. Guerra dos Mundos (2005)

A versão de Guerra dos Mundos protagonizada por Tom Cruise foi concebida para trazer a obra de H.G. Wells para os dias atuais, sendo que essa história já havia sido levada para os cinemas anteriormente em 1953. Na trama do remake, testemunhamos uma invasão alienígena e a busca de um pai para reencontrar sua filha em meio à destruição do planeta Terra.

Sabe-se que a obra de H.G. Wells é um clássico atemporal e um marco da ficção-científica. Os OVNIs de tamanho colossal e a destruição que causam por onde passam, com aliens pilotando armas de guerra com tentáculos, transformam a narrativa em um terror que reflete o quão vulnerável é a raça humana diante de eventos desconhecidos.

 

5. A Chegada (2016)

Denis Villeneuve criou uma das obras mais inteligentes envolvendo alienígenas. Com o excelente A Chegada, o diretor trouxe à tona uma perspectiva diferente daquela à qual o público estava acostumado. Enquanto na maioria dos filmes sobre OVNIs o problema principal eram os alienígenas que invadiam a Terra e causavam destruição, no filme de Villeneuve, o terror está relacionado ao medo que os extraterrestres têm dos humanos.

Não é um longa de fácil assimilação; no entanto, carrega uma mensagem inteligente, é intrigante e gera debates. Por si só, já seriam motivos para indicá-lo, mas o filme vai além da simples destruição do mundo ou do caos gerado por uma invasão alienígena, abordando temas como comunicação e o medo do desconhecido. Sem dúvida, é um dos grandes filmes de ficção científica dos últimos anos.

4. Não! Não Olhe! (2022)

Escrito e dirigido por Jordan Peele, Nope, é um filme de terror que surpreende pela sua qualidade narrativa e pela atmosfera de horror concebida ao longo da trama. Os protagonistas Daniel Kaluuya e Keke Palmer interpretam dois irmãos que começam a procurar evidências de que há um objeto voador não identificado na região em que moram, e acabam se deparando com um OVNI assustador.

A proposta da produção é de trabalhar o conceito da curiosidade que cerca os OVNIs e também o quão misteriosos esses seres são, além. Além disso, obviamente, discute a questão de se existe ou não vida fora da Terra. Tudo isso é feito com uma belíssima direção de Jordan Peele.

3. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Um clássico dos anos 70 e uma presença frequente em listas de melhores filmes sobre OVNIs, Contatos Imediatos do Terceiro Grau é uma obra que aborda um tema que naquela época e ainda hoje é bastante disseminado em produções audiovisuais: a da invasão à Terra por seres de outro planeta.

Este foi o primeiro longa de Steven Spielberg após o sucesso de Tubarão (1975). Pode-se dizer que a atmosfera da história não é nada assustadora, também não é uma obra feita para causar sustos. Tampouco é possível encontrar efeitos especiais de última geração nele. No entanto, vale a pena assisti-lo pela discussão sobre a existência de vida fora da Terra e, claro, pela qualidade da direção de Spielberg.

2. O Dia em que a Terra Parou (1951)

Em 2008, foi lançado um remake de O Dia em que a Terra Parou, contando com Scott Derrickson na direção e Keanu Reeves como protagonista, mas o filme foi um fracasso retumbante de crítica. A versão original, lançada em 1951 e dirigida por Robert Wise, pode ser considerada brega e ultrapassada para os dias atuais, em que os efeitos digitais reinam soberanos.

A verdade é que o filme da década de 50 mantém seu trono entre as ficções científicas mais importantes da história do cinema. Já naquela época, eram debatidos temas como a agressividade humana e a corrida armamentista, em um momento em que ocorriam as tensões da Guerra Fria. A ficção refletia muito da realidade do período, e o OVNI está ali mais para transmitir uma mensagem impactante do que para causar destruição.

1. O Enigma de Outro Mundo (1982)

Obra-prima de John Carpenter, “O Enigma de Outro Mundo” é um terror capaz de assustar qualquer fã do gênero. A trama se passa em uma região isolada da Antártica e apresenta um grupo de pesquisadores que faz uma descoberta inusitada: um OVNI enterrado no gelo. O que eles não sabem é que ali reside um alienígena com habilidades metamorfas e de ambições sombrias.

The Thing (nome original) é outra obra que trabalha a ideia de paranoia, mas aqui do ponto de vista dos integrantes da equipe que tentam descobrir qual membro da equipe é que o alienígena se transformou, levando a tripulação ao desespero e causando um sentimento de claustrofobia no espectador.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Ler posts desse autor