Antigamente, quando um avião aparecia em um filme, em que não era costume esses veículos aéreos motorizados aparecerem, causavam grande suspiro e entusiasmo entre o público quando surgiam em tela. Com o desenvolvimento das aeronaves – e também do modo de se filmar, principalmente das cenas de ação, com aviões de guerra em alta velocidade realizando grandes manobras, essas produções passaram a ficar mais empolgantes e realistas, até que atualmente é quase impossível assistir a um filme sem uma cena tão impressionante como a vista em Missão Impossível: Nação Secreta.

Confira a lista dos filmes mais interessantes que tem ou suas histórias contadas em aviões ou que tem suas narrativas passadas como pano de fundo em aviões.

10. Vôo United 93 (2006)

Os atentados do 11 de setembro de 2001 entraram para a história como um dos piores atos terroristas cometidos em solo americano. Vôo United 93, dirigido por Paul Greengrass, teve seu lançamento feito cinco anos após a tragédia às Torres Gêmeas, e isso levando em conta como os executivos de Hollywood costumam adaptar o mais rapidamente possível histórias reais para as telonas, este filme levou até que um certo tempo para ter sua trama levada para o cinema.

Produção é pura tensão, com altas doses de emoção e mesmo com o público já sabendo o que aconteceu com o voo 93 da United Airlines, e que foi sequestrado por terroristas com a finalidade de jogá-lo contra a Casablanca, mas que pela luta dos passageiros contra os terroristas acabou por cair na Pensilvânia, em 11 de setembro de 2001, acaba por gerar uma certa comoção no espectador ao assistir aquela história e vivenciar tudo aquilo, mesmo que alguns fatos apresentados sejam diferentes do que já sabemos hoje a respeito dos atentados.

9. O Aviador (2004)

Megaprodução que teve Leonardo DiCaprio como protagonista, interpretando uma das figuras americanas mais conhecidas da história (Howard Hughes), fato que o fez ser indicado ao Oscar e que como sabemos não recebeu a estatueta pela atuação.

Por ser uma cinebiografia é considerado um filme “parado” e longo demais por certa parcela do público, mas isso não o transforma em uma produção ruim, pelo contrário, é uma obra que fascina por adaptar a excêntrica vida do milionário americano apaixonado por aviões, além de trazer um grandioso elenco, Kate Beckinsale, John C. Reilly e Cate Blanchett.

8. O Voo (2012)

Na época que estreou nos cinemas surgiram muitas críticas positivas para a atuação de Denzel Washington, que rendeu indicação ao Oscar de melhor ator pelo papel de um piloto alcoólatra que acaba se envolvendo em um acidente aéreo, mas investigações feitas acabam questionando seus atos na condução da aeronave.

O roteiro funciona ao trabalhar o drama do piloto, pois traz um homem com problemas pessoais e que poderia ter vitimado centenas de vidas, isso além de trazer boas doses de ação e também um protagonista que tenta dar a volta por cima.

7. Voo Noturno (2005)

Wes Craven é um mestre do cinema de terror. Clássicos do diretor como A Hora do Pesadelo (1984) e Pânico (1996) acabaram por se tornar grandes franquias. Voo Noturno é um suspense com a marca de Craven, é um dos melhores (e também mais menosprezados) thrillers já lançados.

Rachel MCAdams interpreta uma mulher que entra em um avião e acaba sendo sequestrada e se vê no meio de uma trama de assassinato. O homem que a sequestra em um voo noturno é interpretado por Cillian Murphy.

Não é um terror convencional, com sangue sendo derramado a rodo, e sim um thriller psicológico, em que a protagonista precisa fugir do sequestrador em um avião. Altas doses de tensão, em um filme que entretém e prende o público na cadeira.

6. Serpentes a Bordo (2006)

Nada melhor que assistir a uma história em que surgem cobras atacando os passageiros em pleno a um voo, e o elenco desse longa ainda conta com a participação de Samuel L. Jackson como o homem que pode salvar o dia.

Serpentes a Bordo se tornou um sucesso instantâneo ao ser lançado e quase ninguém entendeu o por que nada na época, muito menos os produtores, fato que acabou transformando a produção em cult com o tempo. O show de bizarrices é tamanho que se torna divertido, tanto que no final surge inesperadamente dentro do avião uma anaconda.

5. Sully: O Herói do Rio Hudson (2016)

Consagrado pela crítica como um dos recentes grandes filmes de Clint Eastwood, longa narra a história do piloto da US Airways, Chesley Sullenberger, que entrou para a história depois de realizar um pouso de emergência no rio Hudson sem que ninguém a bordo tivesse se vitimado.

Com grande atuação de Tom Hanks, em uma produção que que tenta retratar os fatos como ocorreram, sem sentenciar o piloto de que houve algum erro por sua parte e sim mostrar o seu ato heróico e também quais foram as consequências após o pouso no rio Hudson.

4. Amor sem Escalas (2009)

Em uma bela exibição de George Clooney à frente de um personagem que vive viajando e circunstancialmente tem que demitir pessoas por onde passa, além de ter como meta o objetivo de conseguir 10 milhões de milhas de viagem.

É uma agradável comédia dramática e que apresenta o vazio na vida do personagem de Clooney, um homem com um objetivo de vida raso. Tem um ótimo roteiro, é bem dirigido por Jason Reitman, além de causar boas risadas nos espectadores.

3. Prenda-me se for Capaz (2002)

Leonardo DiCaprio em mais uma atuação de cair o queixo. Desta vez como um golpista em uma trama inspirada em fatos reais, ao contar a história de Frank Abagnale Jr. que foi considerado o mestre dos disfarces, e que teve por um tempo em seu encalço o FBI.

Não é uma película que tem sua narrativa focada em aviões, mas a ideia de colocar DiCaprio como um piloto golpista é por si só algo que acaba trazendo uma grande diversão, além de ter a primorosa direção de nada mais nada menos que Steven Spielberg.

2. Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980)

Não rir de pelo menos uma das várias piadas nonsenses de Airplane! (nome em inglês) é uma tarefa bastante árdua. A sátira dos filmes catástrofes logo ganhou o público quando foi lançado por trazer um Leslie Nielsen bem humorado e sem noção dentro de um avião.

Claro que muitas das piadas do filme perderam seu brilho com o passar dos anos, mas muitas situações ainda tiram muitos risos, mesmo que sejam cenas forçadas, como a da passageira que é esbofeteada inúmeras vezes pôr vários outros passageiros em fila indiana.

1. Top Gun: Maverick (2022)

Se essa lista fosse feita há alguns anos antes, certamente figuraria nos primeiros lugares Top Gun: Ases Indomáveis (1986), antecessor de Top Gun: Maverick, que se tornou sucesso de bilheteria e de crítica e que traz o retorno de Tom Cruise no papel do piloto Pete ‘Maverick’ Mitchell.

Com empolgantes cenas de ação, destruição de aviões e manobras de tirar o fôlego, longa deu uma sobrevivia para uma trama que estava esquecida e possivelmente pode ter transformado Top Gun em uma lucrativa e gigantesca franquia.

Mostrar menosContinuar lendo