As telas ultrawide são bem maiores do que os monitores normais. Elas podem ser planas ou curvas e foram inspiradas na tela do cinema. O tamanho em polegadas pode variar, mas a proporção nestes monitores é de 21:9, enquanto nas telas normais, é 16:9.

A resolução também pode variar, chegando até 3440×1440 pixels. É possível encontrar monitores de até 34 polegadas! Será que isso tudo redunda em uma melhor experiência de jogo? Confira aqui.

Pressione Qualquer Tecla Para Continuar

Telas ultrawide não apenas para diversão. Elas também podem auxiliar na produtividade, para os que trabalham com trocas de tela constantes e lidam com vários programas ao mesmo tempo. Mesmo assim, tamanha capacidade de resolução e processamento são um prato cheio para gamers, tornando as telas ultrawide no seu melhor parceiro para jogos RPG online.

Em termos práticos, este tipo de monitor é como se fossem dois monitores em um. Graças ao seu amplo campo de visão e espaço extra nas extremidades, a experiência de jogo fica bem mais imersiva. Entretanto, a telona sozinha não garante sua diversão. Nem todos os programas estão adaptados para este tipo de tela. Nestes casos, você terá que lidar com um conteúdo centralizado entre duas bordas laterais.

Este tipo de tela também demanda mais do seu hardware. Ele precisará de uma capacidade de processamento superior, para que você possa usufruir das suas melhores características. Portanto, antes de abrir a carteira para comprar um dos monitores mais caros do mercado, certifique-se de que a sua máquina será capaz de aproveitá-lo.

De Olho na Telona

Na indústria de jogos, novas tecnologias aparecem o tempo todo. A qualidade gráfica é um fator vital para qualquer jogo. Companhias como a NVIDIA trabalham constantemente em soluções que possam trazer uma maior resolução gráfica. As telas ultrawide podem ser a moldura perfeita para estes gráficos, cada vez mais interativos e imersivos.

EM 2022, a NVIDIA lança a sua mais nova tecnologia de resolução gráfica para jogos de PC: o DLSS 3.0. Esta tecnologia entrega uma taxa de quadros ainda maior do que as versões anteriores, além de uma qualidade gráfica superior. O DLSS 3.0 incorpora a função Ray Tracing a uma longa lista de jogos e ainda permite ao jogador incluí-la em mods de outos jogos que não tinham essa função originalmente.

A indústria dos games é extremamente competitiva. O mercado global de games para PC ultrapassou os USD 29 bilhões, em 2022. Com desenvolvedores e games disputando espaço neste mercado, a qualidade gráfica de um jogo pode determinar seu sucesso.

Isso significa que desenvolvedores estão sempre tentando ir além, quando o assunto é qualidade gráfica. Portanto, podemos esperar cada vez mais jogos utilizando as melhores funcionalidades dos monitores ultrawide. Uma excelente notícia para os 74% dos gamers brasileiros que preferem o PC na hora de jogar.

Foco

Jogar na telona é a alegria de qualquer gamer. No entanto, tamanho nem sempre é documento. Existem algumas características que você precisa procurar, e também alguns erros que você precisa evitar, na hora de comprar um destes monitores.

A escolha do tipo de painel é um passo fundamental. As melhores opções são de OLED, VA ou IPS. Telas de IPS são bastante comuns e entregam excelente qualidade de cores e brilho, mas podem sofrer com contrastes em cenários escuros.

Já as telas de VA são mais comuns em modelos de valor mais baixo, embora ofereçam características semelhantes ao IPS. Telas de OLED lideram a preferência do público por sua qualidade. Mesmo assim, alguns jogadores ainda podem preferir o VA para jogos mais escuros.

Entretanto, estas qualidades serão pouco aproveitadas por jogos de videogame, já que estes ainda não incorporaram a mesma qualidade de resolução. Note também que o tamanho da tela não significa, necessariamente, uma maior qualidade gráfica. Um monitor de tamanho médio pode ter gráficos melhores do que um de monitor enorme, por exemplo, embora custe mais caro.

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor