A notícia abalou o mundo dos games nesta terça-feira (27): a Sony anunciou a demissão de 900 funcionários, impactando diretamente os projetos futuros dos estúdios PlayStation. Um dos mais afetados é a Firesprite, que foi obrigada a cancelar o desenvolvimento de um novo jogo da série Twisted Metal, previsto para seguir o modelo de jogos como serviço.
Contrariando relatos anteriores, o jornalista Jason Schreier da Bloomberg esclareceu que o jogo não estava em estágio avançado como se pensava, mas sim em fases iniciais de concepção, ainda não aprovado para a produção intensiva.
Herman Hulst, chefe do PlayStation Studios, confirmou os cancelamentos e explicou que a empresa está reavaliando seus esforços, considerando o ponto em que o ciclo de vida do PlayStation 5 chegou e as demandas futuras do negócio de consoles da Sony.
Além do cancelamento de Twisted Metal, outros projetos também foram afetados. Em comunicado oficial, Hulst destacou que a indústria de jogos está passando por transformações significativas, exigindo uma reavaliação das práticas operacionais para garantir a qualidade das experiências oferecidas pelos PlayStation Studios.
NEW: As part of today's mass layoff, Sony has canceled a Twisted Metal live-service game that was in development at UK-based studio Firesprite, Bloomberg has learned.
Firesprite will also lay off an unspecified number of people. https://t.co/pvCDsS7yxe
— Jason Schreier (@jasonschreier) February 27, 2024
As demissões afetarão principalmente a Firesprite e o PlayStation London Studios, este último encerrando suas atividades. No entanto, estúdios renomados como Naughty Dog, Insomniac e Guerrilla Games também sofrerão cortes, embora a quantidade exata de funcionários demitidos ainda não tenha sido divulgada.
Apesar do impacto nas operações, a Sony enfrentou um trimestre com recordes de vendas e receitas, apesar das projeções de vendas mais baixas para o PlayStation 5. O futuro desses estúdios e projetos cancelados permanece incerto, enquanto a empresa enfrenta os desafios de se adaptar às mudanças da indústria de jogos.