Silvio Luiz, um dos mais icônicos comentaristas esportivos do Brasil, faleceu nesta quinta-feira, 16 de maio, aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. A informação foi confirmada pelo hospital à revista IstoÉ Gente.
Nos últimos meses, Silvio Luiz enfrentava diversos problemas de saúde, que não foram especificados publicamente. Em 7 de abril, o comentarista sofreu um mal súbito durante a narração da final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Santos e precisou ser hospitalizado. Após 23 dias de internação, ele recebeu alta, mas retornou ao hospital nove dias depois, onde permaneceu até seu falecimento.
Conhecido pelo humor ácido e pelos bordões inesquecíveis como “pelo amor dos meus filhinhos”, “olho no lance” e “confira comigo no replay”, Silvio Luiz deixa um legado marcante no jornalismo esportivo. Ele era casado com a cantora Márcia desde 1969 e deixa três filhos. Sua mãe, Elizabeth Darcy, foi uma das primeiras mulheres na locução no Brasil, e ele seguiu os passos dela com uma carreira diversa e premiada.
A carreira de Silvio Luiz
A quantidade de bordões mostra o quão grande foi Silvio Luiz
Você já imitou ele em algum momento da sua vida
Descanse em paz pic.twitter.com/KLwNTZfRMy
— Se Ficar Puto É Pior (@sfpepior) May 16, 2024
Antes de se consolidar como comentarista, Silvio Luiz teve passagens notáveis como ator nas novelas “Éramos Seis” e “Cela da Morte”, da TV Record, nas décadas de 1950 e 1960. Paralelamente, já se destacava no jornalismo esportivo e chegou a ganhar o prestigiado prêmio Roquete Pinto de melhor repórter esportivo. Em 1965, ele se formou árbitro de futebol e atuou até os anos 1970, quando retornou à Record como diretor de programação e locutor esportivo.
Ao longo de sua carreira, Silvio Luiz trabalhou em várias emissoras de televisão e rádio, incluindo TV Paulista, Rádio Bandeirantes, Rádio Record, TV Excelsior, SBT, RedeTV! e Band. Nos últimos anos, ele era comentarista esportivo no programa “Confira Comigo no Replay”, do “R7 Esportes”. Sua trajetória rica e multifacetada deixa um exemplo de paixão e dedicação ao esporte e ao jornalismo.