O caso apresentado na minissérie espanhola O Caso Asunta remete ao ano de 2013, na Espanha e até hoje, não se sabe ao certo se os verdadeiros culpados são aqueles que foram presos. A dúvida envolve o casal Rosario Porto (Candela Peña) e Alfonso Basterra (Tristán Ulloa), que em 2001 adotou uma menina chinesa chamada Asunta Fong Yang.

Doze anos após a adoção, o casal chamou a polícia para relatar o desaparecimento de Yang. Inicialmente, a hipótese de sequestro foi considerada, mas com o avanço das investigações, o casal se tornou o principal suspeito e foi preso, gerando grande comoção no país na época.

Essa é mais uma produção da Netflix que faz parte do gênero True Crime, abordando crimes reais que conquistaram o público global. Por essa razão, o serviço de streaming tem se focado cada vez mais em criar conteúdos sobre o assunto.

A minissérie, criada por Ramón Campos, Gema R. Neira, Jon de la Cuesta e David Orea, faz várias suposições e apresenta diferentes pontos de vista sobre o que poderia ter acontecido com Yang. No entanto, ela não apresenta nada de irrefutável que mude a versão da polícia, que sustenta terem sido os pais adotivos os responsáveis pela morte e que os levou à prisão, mesmo sem provas contundentes apresentadas pela polícia local.

O roteiro se enrola um pouco ao tentar conceber uma tese sobre quem cometeu o crime brutal. Dá voltas e voltas sem chegar a lugar algum. Há momentos em que parece que o casal é inocente e outros em que são culpados, mas nada de novo é apresentado além do que a polícia já havia divulgado, nem tenta focar em teses ou linhas de investigação diferentes.

As pontas soltas que o roteiro apresenta sobre a investigação são fielmente retratadas conforme o que foi relatado pela polícia na época. Nesse aspecto, a minissérie acerta ao abordar a trama do ponto de vista do policial Juez Malvar (Javier Gutiérrez).

Por ser uma minissérie, é natural que O Caso Asunta se estenda além do necessário em alguns pontos. Algumas tramas secundárias são bastante irrelevantes e não acrescentam muito ao arco narrativo principal. Essas histórias paralelas vão além do necessário, diluindo o impacto da trama e desviando a atenção do mistério central, deixando a sensação de que a série poderia ser mais direta ao ponto.

O Caso Asunta (El caso Asunta, EUA, 2024)
Criadores:
Ramón Campos, Jon de la Cuesta, Gema R. Neira, David Orea
Direção: Carlos Sedes, Jacobo Martínez
Roteiro: Ramón Campos, Jon de la Cuesta, Gema R. Neira, David Orea, Javier Chacártegui
Elenco Principal: Candela Peña, Tristán Ulloa, Javier Gutiérrez, María León, Carlos Blanco, Iris Wu, Tito Asorey
Duração: 40 min. (cada episódio)

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor