Vini Jr. não comparecerá à cerimônia da Bola de Ouro 2024 em Paris

Considerado um dos grandes favoritos ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo, Vini Jr. não estará presente na cerimônia da Bola de Ouro 2024, que acontece nesta segunda-feira, em Paris. O motivo para sua ausência é o fato de que o jogador foi informado de que não conquistará a honraria, que deverá ser entregue ao volante Rodri, do Manchester City e campeão da última Eurocopa com a seleção espanhola. A informação foi inicialmente divulgada pela rádio francesa RMC e pelo jornal espanhol Marca, e posteriormente confirmada por outros meios de comunicação.

Ausência do Real Madrid na cerimônia

Além do brasileiro, nenhum outro membro do Real Madrid, seja jogador, membro da comissão técnica ou dirigente, comparecerá ao Théâtre du Châtelet, onde a cerimônia ocorrerá, desconsiderando as expectativas criadas no fim de semana. Os prêmios da revista France Football são entregues com base no desempenho dos atletas na temporada 2023/24. Vini Jr., que foi um jogador decisivo para o Real Madrid, campeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League, era considerado um forte candidato ao prêmio. Rodri e Jude Bellingham, também do Real Madrid, eram vistos como seus principais concorrentes.

Vini Jr. e a esperança de um brasileiro vencedor

O atacante é o único brasileiro na disputa pelo prêmio de Melhor Jogador. Ele já havia figurado na lista final nas temporadas 2021/22 e 2022/23, terminando em oitavo e sexto lugares, respectivamente. Desde a vitória de Kaká em 2007, um jogador brasileiro não conquista a Bola de Ouro. Rodri, que se destacou nesta temporada ao conquistar um título com a seleção espanhola, está em forte posição para levar a honraria. Ele foi eleito o melhor jogador da Eurocopa, um fato que deve influenciar na votação.

Na atual temporada, Rodri participou de 50 jogos, marcou nove gols e forneceu 13 assistências, tendo sua melhor contribuição em gols até o momento na carreira. Sua atuação foi fundamental para o tetracampeonato do Manchester City na Premier League. Ele também tem feito campanha para que um jogador espanhol ganhe a Bola de Ouro.

Critérios de votação e processo de seleção

Os prêmios de melhor jogador e jogadora da temporada são decididos por um júri composto por jornalistas especializados de 100 países, que estão entre os mais bem posicionados no ranking da FIFA. Os jurados recebem uma lista com 30 nomes, escolhidos por membros da redação do L’Équipe e embaixadores da UEFA, como Luís Figo e Nadine Kessler.

Cada jurado seleciona 10 jogadores, atribuindo pontos de acordo com suas performances, sendo o primeiro colocado responsável por 15 pontos e os seguintes recebendo 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente. O jogador que acumular a maior pontuação total é o vencedor da Bola de Ouro. Em caso de empate, vence quem tiver sido indicado mais vezes como o primeiro colocado.

Os organizadores destacam que os três principais critérios de votação incluem: desempenho individual e decisivo, conquistas em equipe e classe no jogo.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor