Sony revela início antecipado no desenvolvimento do PS5 Pro antes mesmo do lançamento do PS5, visando inovação e ciclo de geração prolongado
O co-CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, afirmou recentemente que o desenvolvimento do PlayStation 5 Pro, atualização de meia geração do PS5, começou antes mesmo do lançamento do PS5 em novembro de 2020. Em entrevista à Variety, Nishino destacou que a Sony já vinha trabalhando na ideia de um modelo aprimorado, com base no aprendizado obtido na geração anterior com o PS4 Pro.
PS4 Pro serviu de referência para o desenvolvimento precoce
Segundo Nishino, a experiência adquirida com o lançamento do PS4 Pro foi crucial para a decisão de investir novamente em uma atualização de hardware na atual geração. Lançado como uma versão mais poderosa do PS4, o PS4 Pro atraiu um público diversificado, com 20% dos clientes optando por esta versão mais premium. Nishino pontuou que, além dos jogadores mais engajados, o PS4 Pro também atraiu novos consumidores para a marca, o que motivou a Sony a considerar a continuidade dessa estratégia.
Com base nesse sucesso, a Sony decidiu iniciar o planejamento do PS5 Pro com bastante antecedência. “Começamos a trabalhar no PS5 Pro antes mesmo do lançamento do PS5 — foi outro projeto de cinco anos para nós. Então, houve uma conversa sobre se queríamos fazer outro Pro ou não”, revelou Nishino.
Inovação e avanços tecnológicos como pilares do PlayStation 5 Pro
Nishino comentou ainda sobre o ritmo acelerado da inovação tecnológica, que impacta diretamente o ciclo de atualizações de dispositivos eletrônicos. Embora a Sony não planeje lançar atualizações anuais como ocorre com smartphones e PCs, o co-CEO reforçou a importância de acompanhar as novidades para manter o PlayStation atualizado e competitivo. “Há tecnologias que podemos desenvolver em três ou cinco anos. Então, a inovação e o avanço tecnológico são mais rápidos em um mundo moderno”, destacou.
Planejamento a longo prazo e visão de 10 anos para a geração
Um dos aspectos mais ressaltados por Nishino foi o planejamento de longo prazo da Sony. A empresa, segundo ele, já projeta as gerações futuras durante o desenvolvimento do hardware atual, visando ciclos de geração duradouros. “Projetamos tudo tendo um à frente em mente. Não é como se simplesmente dessemos um próximo passo e não soubéssemos sobre os dois passos à frente”, afirmou. O executivo acredita que, ao manter uma visão estratégica, a Sony consegue oferecer um ciclo de geração de 10 anos, alinhado ao avanço tecnológico e à demanda dos usuários.
Para os usuários de PlayStation, as revelações sobre o PS5 Pro demonstram que a Sony está comprometida em oferecer uma experiência aprimorada e que o novo console visa atender não apenas aos fãs já engajados, mas também atrair novos consumidores para a marca.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

