Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa marca a estreia nos cinemas de um personagem querido pelos fãs dos gibis criados por Maurício de Sousa, mas que, até então, não havia recebido a devida atenção, permanecendo limitado às HQs e aos desenhos animados.

Chico Bento é um personagem clássico da Turma da Mônica, criado em 1961 e que, somente em 1982, ganhou uma revista própria com o seu nome. Em 2021, completou 60 anos e, mesmo assim, era tratado como figura secundária, com relevância restrita aos quadrinhos.

Após o sucesso do live-action Turma da Mônica: Laços, em 2019, surgiu o plano de levar o personagem para as telonas, e a ideia se mostrou um grande acerto.

Dirigido por Fernando Fraiha, a história acompanha Chico Bento (Isaac Amendoim) e outros moradores da pequena cidade, incluindo alguns personagens conhecidos dos gibis, como Rosinha, em uma aventura com um tema atual, na qual o foco não se limita apenas às travessuras do protagonista, mas também aborda algo mais profundo.

Há um toque de drama social no longa, com um empreendedor (Dotô Agripino) e seu filho arrogante atuando como os antagonistas. Dotô (Augusto Madeira) é um homem que chega à região e faz diversas promessas de progresso para o local, mas o seu real objetivo é construir uma estrada que passará por cima da goiabeira, fato que levará Chico Bento e seus colegas a se unirem contra tal ameaça.

O roteiro escrito por Fraiha em conjunto com Elena Altheman e Raul Chequer, é bem bobinho, para não dizer infantil, até porque seu público-alvo é esse, crianças que estão em época de leitura, sendo que muitas se iniciam nesse universo através das revistas da Turma da Mõnica.

Esse é um nicho que vem sendo pouco explorado nos últimos anos pelo cinema nacional. No passado tivemos Menino Maluquinho, os filmes da Xuxa que eram filmados para essa faixa etária, mas que foram abandonados aos poucos, para dar lugar a produções mais voltadas para o público adolescente.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa não é um filme ruim, dentro das limitações encontradas pelo cinema nacional é uma obra que até se sobressai, claro, dependendo de quem for assistir, pode achar o roteiro bobinho e sem graça, mas as crianças, certamente irão amar.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (idem, Brasil – 2025)
Direção: Fernando Fraiha
Roteiro: Elena Altheman, Raul Chequer, Fernando Fraiha, Inspirado na obra de Mauricio de Sousa
Elenco: Isaac Amendoim, Taís Araújo, Guga Coelho, Pedro Dantas, Lorena de Oliveira, Anna Julia Dias, Débora Falabella, Augusto Madeira
Gênero: Aventura, Comédia
Duração: 90 min.

Mostrar menosContinuar lendo