Hideki Kamiya, uma das mentes mais criativas e reverenciadas na indústria de jogos, conhecido por clássicos como “Devil May Cry”, “Viewtiful Joe”, “Bayonetta” e “Okami“, recentemente compartilhou suas perspectivas sobre seu legado e futuros projetos em uma entrevista franca com Ben Hanson, do canal MinnMax. De volta à Capcom, Kamiya revelou desinteresse em revisitar a franquia “Resident Evil” como diretor, mas demonstrou entusiasmo por outras IPs da empresa, incluindo um possível “Dino Crisis”.

Resident Evil: Um capítulo encerrado na direção?

Apesar de seu currículo ostentar a direção de “Resident Evil 2” (1998) – seu primeiro jogo como diretor e, curiosamente, uma das raras sequências que ele comandou –, Kamiya não demonstrou interesse em assumir um novo título da consagrada série de survival horror da Capcom. Quando questionado diretamente na entrevista “69 Perguntas para o Diretor de Okami, Hideki Kamiya” se algum dia gostaria de dirigir um novo “Resident Evil”, a resposta foi um simples e direto “Não”.

Embora não tenha se aprofundado nos motivos dessa recusa, pouco antes da pergunta, ele havia mencionado que “Resident Evil 2” foi o jogo com o qual teve mais dificuldades em sua carreira como diretor, uma observação compreensível, dado que marcou sua estreia na função. Historicamente, Kamiya raramente dirige sequências de seus próprios jogos, com “Okami 2” sendo a próxima grande exceção a essa regra.

O desejo de reviver clássicos: Viewtiful Joe, Dino Crisis e Devil May Cry

O desinteresse por “Resident Evil” contrasta vivamente com seu entusiasmo por outras franquias da Capcom. Kamiya já havia expressado abertamente seu desejo de dirigir um remake de “Devil May Cry” ou um “Viewtiful Joe 3”. Sobre este último, ele afirmou a Hanson: “Já tenho a ideia na cabeça. Então você vai descobrir se eu conseguir fazê-lo.”

A surpresa positiva veio quando questionado sobre outra série de survival horror da Capcom, “Dino Crisis”. Diferentemente de sua postura com “Resident Evil”, Kamiya respondeu com um animador “Eu adoraria tentar”, abrindo margem para especulações sobre um possível renascimento da franquia de dinossauros sob sua batuta.

Okami 2: Relembrando o passado para construir o futuro

Sobre a aguardada sequência “Okami 2”, que marca seu retorno à direção de uma continuação de um jogo seu após um longo período, Kamiya compartilhou um pouco de seu processo criativo. Questionado se mantém sua visão original para o jogo, ele respondeu: “De certa forma, sim. Mas, na verdade, não consigo me lembrar de muitas das coisas que pensei há 20 anos. Então, terei que me lembrar do que é isso e, então, injetar ideias atuais nisso.” Essa declaração sugere uma abordagem que busca honrar o espírito original enquanto o atualiza com novas perspectivas.

A irreverência de Kamiya na entrevista “69 Perguntas”

A entrevista com MinnMax também explorou o lado mais irreverente e direto do diretor, característica pela qual é conhecido em suas interações, especialmente no Twitter. Hanson fez perguntas inusitadas, como “sua mãe me acharia legal?” e se Elon Musk já teria entrado em contato com ele via mensagens diretas para “oferecer-se para engravidá-lo”. Kamiya também comentou sobre o canal do YouTube de Masahiro Sakurai, criador de “Smash Bros.”, afirmando que seu próprio canal era mais interessante. Essas interações pintam um retrato da personalidade única de Kamiya, que transcende sua genialidade como desenvolvedor. A expectativa dos fãs agora se volta para “Okami 2” e para a possibilidade de ver o mestre revisitando outros clássicos da Capcom.

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