O aclamado e recém-lançado Silent Hill f pode ser um sucesso de crítica e vendas, mas sua abordagem focada na ação não será a nova regra para a franquia. O produtor da série Silent Hill, Motoi Okamoto, veio a público para tranquilizar os fãs, afirmando que, embora a recepção ao novo jogo tenha sido surpreendentemente positiva, “isso não significa que todos os futuros Silent Hill serão como Silent Hill f“.
A declaração é uma resposta direta ao debate que tomou conta da comunidade de fãs. Muitos jogadores, apesar de elogiarem a atmosfera do novo game, criticaram o combate inspirado em jogos Soulslike, por considerá-lo frustrante e distante da essência de survival horror psicológico que consagrou a série.
‘Cada jogo terá seu próprio sabor distinto’
Em uma entrevista recente à IGN Japão durante a TGS 2025, Okamoto explicou que a Konami pretende continuar a experimentar com a franquia, dando a cada novo título uma identidade única.
“Cada um terá seu próprio sabor distinto”, garantiu o produtor. “Queremos continuar experimentando e ser ambiciosos, tanto em termos de design de jogabilidade quanto de narrativa, então, por favor, aguardem o próximo Silent Hill também.” Ele reforçou em uma publicação no Twitter que as “histórias psicológicas são essenciais” e continuarão a ser o pilar da franquia.
A polêmica do combate ‘Soulslike’ que dividiu os fãs
A declaração de Okamoto é uma resposta direta ao principal ponto de discórdia sobre Silent Hill f. Desde seu lançamento, na semana passada, jogadores têm ido a fóruns online para debater a dificuldade. Muitos consideram o combate “desajeitado” e os inimigos “esponjas de balas”, com um fã chegando a dizer que Elden Ring era “mais fácil”.
A frustração foi tanta que a comunidade de PC já começou a criar mods para tornar o combate mais fácil, com armas mais duráveis e mais itens de cura. Do outro lado, defensores argumentam que a dificuldade é intencional e que o jogo foi projetado para que o jogador evite o combate, abraçando a essência do survival horror.
Um sucesso que surpreendeu até a Konami
A necessidade de esclarecer o futuro da franquia vem justamente do enorme sucesso de Silent Hill f. O jogo já vendeu mais de 1 milhão de cópias — um ritmo mais rápido que o do remake de Silent Hill 2 — e possui uma avaliação “Muito Positiva” na Steam e nota 86 no Metacritic.
Okamoto admitiu que esperava que as críticas fossem “muito mais divididas” e ficou surpreso com a recepção calorosa. Ele parece enxergar o remake de Silent Hill 2, lançado em 2024, como o jogo “para os fãs clássicos”, enquanto títulos como Silent Hill f servirão como um campo de provas para novas e ousadas abordagens do terror.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

