O retorno da aclamada série hack and slash é um dos destaques do ano, trazendo uma colaboração inédita entre a Team Ninja (criadora da franquia) e a PlatinumGames (conhecida por jogos como Bayonetta e Metal Gear Rising).

1. Colaboração Team Ninja + PlatinumGames

Primeiramente, o desenvolvimento do jogo é uma parceria oficial, e a PlatinumGames assume a maior parte da produção. Enquanto isso, a Team Ninja, liderada por Fumihiko Yasuda, atua como supervisora. Esta união visa fundir a filosofia de combate desafiador e controlado da Team Ninja com a jogabilidade de ação dinâmica, fluida e estilosa da PlatinumGames. Desse modo, o título honra o legado e, ao mesmo tempo, inova.

2. Dificuldade Inspirada em Ninja Gaiden II

Em seguida, os desenvolvedores, incluindo Yuji Nakao (PlatinumGames), confirmaram que Ninja Gaiden 4 terá a dificuldade brutal e implacável que é marca registrada da franquia. Aliás, eles citaram Ninja Gaiden II como a principal inspiração para o nível de desafio. Contudo, eles garantem que, apesar da alta dificuldade, a jogabilidade recompensa o aprendizado e a precisão. Além disso, o jogo oferece modos de dificuldade acessíveis para novatos (“Hero Mode”), mas não perdoa nos níveis mais altos.

3. Dois Protagonistas Jogáveis: Yakumo e Ryu Hayabusa

O jogo introduz um novo protagonista, o ninja Yakumo, que carrega a maior parte da campanha. A propósito, ele possui um estilo de luta mais rápido, ágil e focado em desmembramentos sangrentos (gore). Por outro lado, o lendário Ryu Hayabusa também é jogável, tendo um papel de destaque na história. Inicialmente, entretanto, ele tem um arsenal de armas mais limitado em comparação com Yakumo. Afinal, a narrativa se passa em uma Tóquio do futuro próximo, assolada por um miasma causado pelo ressurgimento de um antigo inimigo.

4. Fortes Influências de Metal Gear Rising e Foco no Gore

Conforme esperado, o gameplay incorpora mecânicas que demonstram a influência da PlatinumGames, em especial de Metal Gear Rising: Revengeance. Por exemplo, há um sistema de parry com forte feedback visual, além da mecânica de “mortes furtivas” e o retorno das Técnicas de Aniquilação (Obliteration Techniques). Portanto, o combate é extremamente visceral, já que o foco em desmembramentos e violência gráfica é um elemento central, herdado diretamente da veia mais hack and slash da série.

5. Disponibilidade em Múltiplas Plataformas e Lançamento Iminente

Por último, o jogo foi anunciado para Xbox Series X|S, PlayStation 5, e PC, com legendas confirmadas em português brasileiro. A Team Ninja e a PlatinumGames têm confirmado que o título será lançado em outubro de 2025 e, consequentemente, estará disponível no Game Pass no dia do lançamento. Assim, ele se torna acessível para um grande público logo de início.

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Patrícia Tiveron

Apaixonada por explorar os universos do cinema, jogos e séries. Mergulho nas histórias que nos fazem rir, chorar e sonhar, e escrevo sobre o que encontro.

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