O adiamento de Grand Theft Auto 6 para novembro de 2026 era o pesadelo que todos os jogadores temiam, mas o verdadeiro terremoto está sendo sentido agora nos escritórios das maiores publishers do mundo. A decisão da Rockstar Games de mover o jogo mais aguardado da história para a janela de lançamentos mais lucrativa do ano (o feriado de fim de ano) criou um “buraco negro” no calendário, forçando toda a concorrência a repensar seus planos.

Analistas apontam que a Microsoft pode ser a empresa mais impactada, mas a Sony e a Nintendo também terão que decidir: adiam seus maiores jogos de 2026 ou enfrentam uma concorrência que pode significar um desastre de vendas.

O “Outono de 2026” acaba de ficar impossível

O segundo semestre de 2026 (outono no hemisfério norte) já estava se desenhando como um dos períodos mais competitivos da história dos games, especialmente para a Microsoft. Como apontou Ryan McCaffrey, do IGN, a empresa planejava uma ofensiva massiva para essa janela, que incluía:

  • Halo: Campaign Evolved (o remake que chega ao PlayStation)
  • Gears of War: E-Day
  • O novo Fable
  • A edição de 2026 de Call of Duty

Além disso, a janela já contava com os lançamentos anuais obrigatórios, como EA Sports FC e Madden.

Ninguém quer competir com ‘GTA 6’

Com a Rockstar cravando a bandeira de GTA 6 em novembro de 2026, o cenário mudou completamente. Nenhuma publisher em sã consciência irá competir diretamente com o que será, quase certamente, o maior lançamento de entretenimento de todos os tempos. Ir “cara a cara” com GTA significa um suicídio comercial.

O problema não é exclusivo da Microsoft. A Sony tem o aguardadíssimo Marvel’s Wolverine, da Insomniac, também previsto para o final de 2026. A Nintendo, por sua vez, deve lançar a 10ª Geração de Pokémon no mesmo período, para comemorar o 30º aniversário da franquia.

O atraso de GTA 6 de maio para novembro de 2026, embora frustrante para os fãs, foi um movimento de “xeque-mate” da Rockstar. Agora, os jogadores podem esperar uma onda de “novos adiamentos” de outros estúdios, que serão forçados a fugir da sombra de Vice City e mover seus principais títulos para o início de 2026 ou, mais provavelmente, para 2027.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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