A cineasta Sofia Coppola foi a grande homenageada do Film Benefit 2025 do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York, nesta quarta-feira (13). Durante seu discurso de agradecimento, a diretora vencedora do Oscar mostrou que superou as críticas do passado com muito bom humor, fazendo piada sobre o início de sua carreira como “a filha de Francis Ford Coppola” e sua polêmica atuação em O Poderoso Chefão: Parte III.

Diante de uma plateia repleta de estrelas, Sofia refletiu sobre como os tempos mudaram para os filhos de celebridades em Hollywood.

‘Isso foi antes de nepo babies serem charmosos’

Ao receber a honraria das mãos de seu irmão Roman e do primo Jason Schwartzman, Sofia relembrou os anos 90. “Quando comecei, eu tinha 20 e poucos anos e era os anos 90 em L.A., onde eu era conhecida apenas como ‘a filha de'”, disse ela.

“Isso foi antes de os ‘nepo babies’ [bebês do nepotismo] serem charmosos e a maioria deles acabar na reabilitação”, brincou a diretora, arrancando risadas do público. “E eu era a atriz amadora que, sozinha, arruinou os filmes de O Poderoso Chefão.”

A fala é uma referência direta à sua atuação como Mary Corleone no terceiro filme da saga, em 1990, que foi massacrada pela crítica na época.

Superando o machismo da indústria

Além da autodepreciação, Sofia falou sério sobre as barreiras que enfrentou para se provar como autora. “A maioria das pessoas não achava que eu tinha algo a dizer que importasse, mas encontrei alguns que achavam”, continuou.

Ela relembrou ter ouvido de um executivo que “não se podia ter uma história com uma protagonista feminina; que meninas iriam ver histórias sobre meninos, mas meninos não iriam ver uma história sobre uma menina”. A diretora agradeceu à cineasta Jane Campion por mostrar que mulheres poderiam ser “autoras fortes e respeitadas” e celebrou a nova geração de cineastas mulheres.

Homenagem ao pai e convidados ilustres

Apesar da piada inicial, Sofia fez uma homenagem carinhosa ao pai, Francis Ford Coppola, agradecendo-o por “ser o melhor professor de cinema, nos mostrar o cinema mundial e sempre querer seus filhos por perto no set”.

O evento contou com a presença de colaboradores frequentes de Sofia, como Bill Murray, Elle Fanning e Kirsten Dunst (via vídeo), além de nomes como Josh Hartnett e David Letterman.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor