logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Satã Disse Dance - Uma típica obra do seu tempo

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•18 de outubro de 2017•4 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

No pôster de Satã Disse Dance, está escrita a seguinte frase: “Sexo, drogas e Instagram”. Sucinta, ela descreve perfeitamente o conteúdo do novo longa-metragem da polonesa Katarzyna Roslaniec, já que acompanharemos – por uma hora e meia! – a protagonista transando, cheirando cocaína, frequentando festas, bebendo e, obviamente, interagindo nas redes sociais enquanto luta para escrever o seu segundo livro. A estética empregada para captar todo esse hedonismo – tão característico das novas gerações – será a do celular, onde a câmera é posicionada verticalmente, a razão de aspecto, consideravelmente reduzida, e a lógica visual, de uma selfie estendida.

Deixando claro logo nos primeiros minutos o despudor com que abordará o assunto, a diretora e roteirista inicia o filme com uma legenda que diz ser possível montar a ordem dos eventos de qualquer outra maneira e, ainda assim, a história seria idêntica. De fato, a vida levada por Karolina (Magdalena Berus) é um círculo vicioso. Ao longo dessa trajetória de corrupção moral, o principal mérito de Roslaniec é enxergar nas idas e vindas da protagonista um caminho de perdição, do qual ela deseja se desprender, mas não consegue, tanto em razão do visível prazer que sente quanto pela influência das pessoas e do ambiente externo.

No entanto, a cineasta incorre no grosseiro erro de transformar a obra em um típico produto do seu tempo, o mesmo que ela denuncia ser superficial e narcisista. Ao construir uma narrativa idêntica ao estilo de vida da personagem principal, a diretora produziu uma experiência cinematográfica degradante, repetitiva e dramaticamente nula, em que somos obrigados a testemunhar cenas de sexo, consumo de drogas e vômito e na qual não há subtramas, diálogos reveladores, grandes momentos ou até mesmo um conflito, uma vez que a tentativa de conhecer um pouco mais o íntimo de Karolina culmina sempre em becos sem saída, todos decorrentes das evidentes incapacidades dramáticas de Roslaniec como roteirista.

A estética do celular, por sua vez, revela ser um recurso desprovido de qualquer impacto ou justificativa plausível. O espaço reduzido do quadro não transmite claustrofobia nem é usado para estabelecer um trabalho complexo do extra-campo (sobre este último aspecto, a cena no hospital é a única bem-sucedida); a nitidez e estabilidade da câmera passam a sensação de um filme calculado (se a intenção era recriar o despojamento imagético da contemporaneidade, o resultado não foi obtido); e a encenação é evidentemente demarcada e pensada. Além disso, existem planos inexplicáveis (a transa que é  registrada em preto e branco por… câmeras de segurança?) e as dispensáveis leituras feitas à frente de um fundo criado digitalmente.

Dessa maneira, o possível  porto seguro argumentativo da diretora – e que seria constituído a partir do raciocínio de que a ausência de conflitos genuínos e a repetição temática estariam a serviço de uma abordagem semi-documental e objetiva – é sabotado pela própria estética e as várias ferramentas de linguagem que ela emprega, que vão afastando Satã Disse Dance de seu caráter documental e aproximando-o de uma experimentação simples, confusa sobre as suas intenções e completamente desinteressante. 

Satã Disse Dance (Szatan Kazal Tanczyc, Polônia – 2017)

Direção: Katarzyna Roslaniec
Roteiro: Katarzyna Roslaniec
Elenco: Magdalena Berus, Tygo Gernandt, Bartosz Gelner, Danuta Stenka
Gênero: Drama
Duração: 97 min

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}