logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | O Dia Depois - Escolhas, dilemas e covardia

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•20 de outubro de 2017•5 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Quando a personagem de Kim Min-hee aparece na telona, não restam dúvidas sobre a importância da atriz na obra de Hong Sang-soo. A câmera desliza suavemente para a esquerda, enquanto sua personagem adentra a editora chefiada pelo protagonista. Nesta entrada, percebe-se algo de definitivo, de inescapável. Algo que nem um ou vários dias depois serão capazes de apagar, apesar da infidelidade e da covardia do homem.

O Dia Depois, quarto filme de Hong Sang-Soo em menos de um ano, chega com um clima distinto dos anteriores, ainda que a “fórmula” do seu cinema mantenha-se intacta. O protagonista, Kim Bongwan, é dono de uma editora com apenas mais um funcionário. No caso, uma assistente, com quem trai sua esposa. Sua jornada de infidelidade nos é apresentada como uma lembrança dolorosa: em preto e branco (opção que não usa desde O Dia em que Ele Chegar, de 2011), ao som de uma única melodia chiada extra-diegética, as cenas são alternadas entre presente e passado.

Um mês após a saída de sua assistente-amante, Song Haejoo (Cho Yunhee), Bongwan contrata Areum. Entretanto, a sorte não está favorável para a personagem. O dia de sua contratação coincide com aquele em que a mulher de Bongwan (Ki Joabang) encontra um bilhete amoroso em sua casa. Furiosa, a mulher acaba indo até a editora e brigando com a novata, que não sabia nada da história. Mesmo diante de uma situação como essa, o protagonista continua a alimentar mentiras e alimentar esse desastre. Bongwan é um homem incapaz de cultivar a alteridade. Só fala aquilo que acha que as mulheres querem ouvir.

É o mesmo tipo de atitude que condena a protagonista de Na Praia à Noite Sozinha – dos últimos filmes de Sang-soo, o melhor. Bongwan edita ilusões, livros – isto é, realidades cercadas por limites materiais. Areum afirma que a leitura melhora a sua vida. A cada cena que aparece, suas falas fascinam a câmera, cheias de uma pretensa originalidade com a qual o protagonista não sabe lidar. Não à toa, a câmera tenta acompanhar Kim Min-hee (é preciso saber para onde ela vai, tentar compreendê-la), mas a chegada do motoboy com o almoço impede esse movimento. Bongwan, também crítico literário, cultiva o ceticismo (suas convicções são desestabilizadas pela fé de Areum) porque só visa os desejos superficiais.

Como é de praxe, temos muitas cenas em mesas. Mas em O Dia Depois sempre há um desequilíbrio, uma falta de sintonia entre as personagens. Em uma das primeiras cenas, Bongwan conversa com a sua mulher, enquanto faz uma refeição, de madrugada. Ele continua a comer, fazendo barulho, e a rir enquanto a mulher o interpela, questiona seus hábitos, sua fidelidade. Da mesma forma, em outras cenas, Bongwan tem que enfrentar a embriaguez de sua amante, ou a lucidez espiritual de Areum.

A arrogância do protagonista, estereotipada na sua ocupação de crítico literário, é sua maior fragilidade. Ainda que não seja o seu filme mais potente, dos últimos parece ser o mais fechado em si mesmo. Os planos fixos aprisionam o protagonista em colocam seus desejos frente aos seus medos. Desse desconforto, Sang-soo consegue extrair um delicioso caldo, ora cômico, ora melancólico. Quaisquer que sejam, porém, as sensações que cada cena produza, elas unem-se no final, em suas coerências.

O Dia Depois (Geu-hu, Coreia do Sul – 2017)

Direção: Hong Sang-soo
Roteiro: Hong Sang-soo
Elenco: Cho Yunhee, Joabang Ki,Kim Min-hee, Kim Sae-byeok e Kwon Hae-hyo
Gênero: Drama
Duração: 92 min.

https://www.youtube.com/watch?v=FObtBK0CB9I

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Games
Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design

‘Pokémon Legends: Z-A’ vende 5,8 milhões de cópias na primeira semana

'Pokémon Legends: Z-A' vendeu 5,8 milhões na 1ª semana. Metade das vendas foram…


by Matheus Fragata

Games
Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só 'se formou' no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só ‘se formou’ no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White, de 'O Urso', revelou que não se formou no ensino médio por…


by Matheus Fragata

Famosos
Amy Schumer exibe barriga chapada após emagrecimento e brinca: 'Sem limpar o espelho'

Amy Schumer exibe barriga chapada após emagrecimento e brinca: ‘Sem limpar o espelho’

A comediante Amy Schumer exibiu sua barriga chapada nas redes, fruto de seu…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}