logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir - A crise dos refugiados

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•20 de outubro de 2017•4 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Em alguns momentos da narrativa de Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir, Ai Weiwei emprega planos plongées de uma região altíssima, como se fosse a visão de um satélite do Google ou coisa parecida. Um pouco depois, em uma espécie de mergulho profundo, a câmera vai se aproximando e revelando com mais precisão os detalhes, o particular e o íntimo. Significativo, esse recurso revela a principal intenção do diretor chinês na sua nova produção: adotar uma perspectiva global, mas nunca se esquecer do individual, dos dramas que habitam no interior dos imigrantes.

A primeira parte desse objetivo é plenamente atingida. Em um esforço admirável, o cineasta e a sua equipe de técnicos formada por profissionais de diversas regiões do mundo visitaram vários campos de refugiados e locais cruciais de grande crise migratória que se espalhou pela Europa. O resultado dessa peregrinação humanitária são registros imagéticos que perdurarão, não só pelo apelo visual (por muitas vezes, os enquadramentos de Weiwei captam a beleza paradoxal das grandes tragédias humanas), como também pela importância histórica. A cena que abre o longa, por exemplo, na qual vemos a chegada de um barco repleto de refugiados tem tudo para ser um dos retratos definitivos da nossa geração.

Já a segunda parte sequer se aproxima desse sucesso. Por mais que o diretor transite entre as pessoas e dedique uma parcela de atenção similar aos diferentes lugares que visita, em nenhum instante ele consegue prescrutar na intimidade de um indivíduo ou mais. Embora os refugiados venham de países e culturas diversas, eles são retratados sempre como uma massa uniforme, conectados e definidos pela dor que compartilham. Weiwei os entrevista e busca filmar instantes peculiares ou “exóticos”, mas sempre usa as suas lentes para retratá-los como membros de um coletivo.

Dessa maneira, a narrativa se torna repetitiva. O documentário se desenrola, nós temos a chance de conhecer diversos países e descobrir paisagens tristes e deslumbrantes, no entanto, ficamos no escuro quando tentamos compreender o universo presente nos protagonistas desse drama civilizacional.  Quem são essas pessoas? Quais são todos os seus sentimentos? Como eles veem a situação? Eles analisam o próprio estado também de uma perspectiva política ou estritamente física, psicológica e emocional? Não sabemos. Tudo o que nos é dado é um discurso reiterado. Empático e poderoso, mas artisticamente problemático (os 140 minutos de duração e abordagem por vezes contemplativa também prejudicam a experiência).

Aliás, nessa falha, há uma triste curiosidade: ao mesmo tempo que denuncia a situação desumana na qual milhões de pessoas se encontram, Weiwei nega a eles um dos aspectos mais humanos que existem: a individualidade. Talvez seja por isso que faz questão de aparecer várias vezes em cena – em um recurso dramaticamente nulo e desnecessário -, ou seja, para ilustrar a subjetividade que falha em extrair dos outros. Deste modo, Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir obtém resultados muito parecidos com os de uma matéria jornalística extensa. A única diferença é que possui uma estética mais apurada.

Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir (Human Flow, Alemanha – 2017)

Direção: Ai Weiwei
Roteiro: Chin-Chin Yap, Tim Finch e Boris Cheshirkov
Elenco: Vários
Gênero: Documentário
Duração: 140 minutos

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Vencedor de reality de dança morre aos 36 anos após ser atropelado por um trem

Vencedor de reality de dança morre aos 36 anos após ser atropelado por um trem


by Matheus Fragata

Famosos
Preta Gil morreu a caminho do aeroporto para voltar ao Brasil, diz assessoria

Amiga de Preta Gil nega boato sobre venda da mansão da cantora

Surgiu o boato de que a mansão de Preta Gil estaria à venda pelo filho,…


by Matheus Fragata

Realities
'A Fazenda 17': Briga entre Rayane e Carol tem Gracyanne citada e acusações

‘A Fazenda 17’: Briga entre Rayane e Carol tem Gracyanne citada e acusações

A Fazenda 17 pegou fogo com uma briga entre Rayane Figliuzzi e Carol Lekker,…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}