logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Zama - A crueldade dos homens

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•28 de março de 2018•4 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Zama é um filme de dissonâncias, tanto revisionistas quanto cinematográficas. Hoje em dia, quando os discursos de representatividade e igualdade de raça e gênero dominam as perspectivas atuais e históricas, Lucrecia Martel decidiu retornar ao período colonial da América espanhola, um dos momentos mais violentos, escravocratas e patriarcais da história, para mostrar que não só os afro-americanos e as mulheres foram vítimas da brutalidade física, psicológica e emocional da época, mas homens brancos também. Muitos destes eram obrigados a colocar as próprias opiniões, desejos e visões sob o jugo da maioria desumana que estava no poder.

A maneira encontrada por Martel para expressar essa violência presente no passado do nosso continente é paradoxal e, por isso mesmo, fascinante.  Em vez de recorrer ao choque e o sadismo característicos desse tipo de filme (ressaltar a violência dos períodos de escravidão já se tornou um cliché), ela faz algo diferente e melhor: estabelece uma atmosfera fria e passiva, na qual a crueldade não é impactante, mas apenas um elemento do cotidiano. Quando o protagonista, em um dos seus poucos momentos de maldade, estapeia uma mulher, a ação não é plenamente captada pela câmera; e no instante em que um cavalo é morto, nós só testemunhamos os segundos finais do animal.

Essa rigidez climática e técnica (o ritmo compassado e os planos estáticos são essenciais para que tal impressão seja gerada) criam o cenário perfeito para que a diretora realize as suas cenas de disrupção, aqueles segundos ou minutos nos quais acontecimentos estranhos desafiam a ordem e simbolizam, por vezes, o caráter benevolente de Don Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho). Seja através da trilha sonora (que flerta com uma certo anacronismo), seja através de planos brilhantes (como a quebra da quarta parede pelo olhar de um cavalo), Martel nos mostra que, mesmo na normatividade violenta imposta pelos cruéis, o bem e o desenrolar natural da vida encontram frestas para espalhar o seu brilho.

No entanto, é inegável que, pelo outro lado, essas escolhas, tão impactantes do ponto de vista intelectual, acabam por produzir uma experiência sensorial fria.  As ações demarcadas, a precisão da câmera, o controle do caos e do casual contribuem para um filme rígido demais, com o qual é difícil simpatizar ou reagir emocionalmente. Além disso, a conexão simbólica entre o protagonista e o peixe recusado pelo mar é muito óbvia e, na transição do segundo para o terceiro ato, a busca feita de Zama e outros personagens por Vicuña Porto (Matheus Nachtergaele) soa imposta pelo roteiro, como se a estrutura natural tivesse sido interrompida para servir a um propósito narrativo. Possivelmente, por uma necessidade de se manter fiel ao texto original de Antonio Di Benedetto.

Dessa maneira, Lucrecia Martel produziu um filme intelectualmente rico, mas cujo impacto sensorial é quase nulo. Pensando sobre ele posteriormente, a recompensa pode ser grande. Como experiência cinematográfica, por sua vez, pode ser muito frustrante. Porém, é impossível não parabenizá-la pela coragem de abordar um assunto espinhoso e tantas vezes retratado no cinema de uma forma adulta e original. Não é todo dia que nos deparamos com esse tipo de ousadia artística.

Zama (Idem, Argentina – 2017)

Direção: Lucrecia Martel
Roteiro: Lucrecia Martel
Elenco: Daniel Giménez Cacho, Matheus Nachtergaele, Lola Dueñas, Juan Minujín, Nahuel Cano, Mariana Nunes
Gênero: Drama
Duração: 115 minutos

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Esportes
Mirassol fere São Paulo com goleada e gol-relâmpago

Mirassol fere São Paulo com goleada e gol-relâmpago


by Patrícia Tiveron

Games
'Pokémon Legends: Z-A' confirma que Pokémon fazem cocô; veja a polêmica

Requisito ‘absurdo’ para o Shiny Charm em ‘Pokémon Legends: Z-A’ divide a comunidade

Requisito para o Shiny Charm em Pokémon Legends: Z-A exige 1000 vitórias e…


by Matheus Fragata

Bastidores ExplicaGames
'Pokémon Legends: Z-A' revela a Mega Evolução de Hawlucha em curta animado

‘Pokémon Legends: Z-A’: Guia completo da Pokédex de Lumiose City

Onde encontrar todos os Pokémon em Pokémon Legends: Z-A? Nossa lista completa…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}