logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | O Sorriso de uma Vida - Pelas estradas da Patagônia

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Capa, Catálogo, Cinema, Colunas, Críticas•10 de fevereiro de 2018•4 Minutes

Quem conhece apenas as fases intermediárias e final da carreira de Daniel Day-Lewis e a precisão com que ele escolhe os seus papéis não acha que algum filme inicial do ator possa ter sido esquecível. A sua carreira é tão peculiar e a quantidade de longas que fez é tão inversamente proporcional ao seu talento que é comum pensar que o começo foi brilhante como quase tudo que veio posteriormente. Nessa fase, inclusive, se encontram algumas das suas melhores performances, como as que são vistas em A Insustentável Leveza do Ser, Meu Pé Esquerdo e O Último dos Moicanos. 

No entanto, para a surpresa de muitos, ele fez, em 1989, O Sorriso de uma Vida, obra cujo total desconhecimento por parte do público não tem nada de aleatório. Contando a história do Dr. Fergus O’Connel (Lewis), dentista que, durante uma viagem pela Patagônia, reafirma a sua posição de nômade e se apaixona pela jovem Estela (Mirjana Jokovic), o primeiro longa do diretor argentino Carlos Sorin é uma mistura estranha de comédia e drama na qual todas as tentativas de fazer rir ou comover se revelam insuficientes.

No primeiro ato, a impressão é de que, à procura de algo que confirme a sua identidade (ele diz constantemente: “Sou um dentista”), o protagonista embarcará numa viagem de auto-descoberta que pode incluir o papel que exerce profissionalmente, acontecimentos do seu passado e o sentimento afetuoso que Estela lhe desperta. Os planos gerais explorando a beleza física das paisagens (o que reflete o interior da personagem), a estrutura narrativa de um road movie e o tempo dedicado aos personagens e à interação que nasce entre eles corroboram para que essa sensação se estabeleça.

Depois, tudo isso é abandonado e o filme se transforma numa obra engajada em que proliferam comentários sobre odontologia e instituições médicas. Desse momento em diante, as personagens deixam de ser desenvolvidas e o espectador não tem mais a oportunidade de saber algo sobre elas. Eventualmente, acaba se tornando um longa bizarro onde os arcos dramáticos são abruptamente interrompidos e os conflitos se alteram completamente (há até uma intenção pífia de recriar símbolos religiosos). A dublagem mal feita e a trilha sonora peculiar, composta a partir de sons de flauta (a ideia de um dentista ser flautista é uma das poucas que se mostram bem pensadas), também nada fazem para melhorar o resultado. 

Nem mesmo a mise-en-scène criativa de Sorin e as atuações carismáticas e tecnicamente competentes de Lewis e Mirjana são capazes de salvar o filme da completa mediocridade. Por fim, um dado curioso: o diretor argentino só voltaria a filmar em 2002. É difícil dizer se esse longo hiato se deu em razão do seu primeiro filme ou por outros motivos. Entretanto, seja qual for a resposta, embora haja méritos na direção e na performance de Lewis, se elas fossem analisadas individualmente, quase ninguém diria que esse cineasta faria filmes interessantes nas décadas seguintes e que esse ator se tornaria um dos melhores da história. 

O Sorriso de uma Vida (Eversmile, New Jersey, 1989 – Argentina e Inglaterra)

Direção: Carlos Sorin
Roteiro: Carlos Sorin, Roberto Scheuer e Jorge Goldenberg
Elenco: Daniel Day-Lewis, Mirjana Jokovic, Gabriela Acher, Julio De Grazia, Ignacio Quirós
Gênero: Comédia/ Drama
Duração: 88 min.

 

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}