logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Halloween III: A Noite das Bruxas - Antologia fracassada

Lucas Nascimento Lucas Nascimento
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•11 de outubro de 2018•6 Minutes

Michael Myers estava morto. Mesmo que houvesse trazido um bom resultado nas bilheterias, Halloween II: O Pesadelo Continua nem de longe havia causado o mesmo impacto que o original, e nem mesmo John Carpenter e Debra Hill tinham interesse em revisitar o personagem quando a Universal inevitavelmente sugeriu um terceiro capítulo da série. A solução da dupla foi inspirada, e flertava com os interesses da recém-inaugurada franquia Sexta-Feira 13, que optou pela mesma saída antes de aprovar uma sucessão de filmes com Jason Voorhees: estabelecer uma antologia cinematográfica com a marca. Assim, Halloween III: A Noite das Bruxas nos traz uma história completamente original e desgarrada de Myers e dos eventos do anterior, mas

A trama começa a alguns dias da noite de Halloween, com todas as crianças no país sucumbindo à febre das máscaras de Halloween da empresa Silver Shamrock. Quando um homem é morto enquanto fugia com uma das máscaras, o médico Daniel Challis (Tom Atkins) precisa desvendar uma bizarra conspiração que envolve as máscaras, a empresa e um plano sinistro que culminará na noite de Halloween.

Rod Serling de segunda mão

É difícil imaginar os motivos pela recepção tão negativa de A Noite das Bruxas. O mero fato de não termos Michael Myers já é o bastante para enfurecer os fãs, mas o fato de que os fanáticos pelo terror entrarem no cinema esperando um slasher apavorante e terem recebido uma versão reciclada e trash de um episódio de Além da Imaginação certamente é o fator definitivo. Roteirizado pelo diretor Tommy Lee Wallace (em sua estreia na função após atuar como designer de produção nos dois filmes anteriores), a trama é muito mais próxima da ficção científica do que terror, e testa a paciência do espectador ao nos apresentar conceitos espalhafatosos, personagens risíveis e diálogos nada agradáveis – isso vindo de uma franquia com médicos safadinhos, veja bem. Wallace até traz uma sátira interessante ao consumismo e o uso da mídia para manipulação de crianças, mas é um argumento muito raso e que se perde em meio às cafonices.

Quero dizer, é no mínimo curioso que o médico vivido por Atkins simplesmente se envolva tão rápido nessa teia de mistérios, ainda que o fato de que inicia um caso amoroso com a filha do paciente fugitivo do começo do filme, na relação mais estranha e sem química que já vi no gênero em muito tempo. Não há ator bom que tire algo de uma premissa tão mal escrita, e Atkins e a bela Stacey Nelkin parecem não se esforçar tanto (ainda que a moça traga uma performance interessante durante o terceiro ato). Apenas o veterano Dan O’Herlihy parece tirar algum proveito da situação, na pele do inescrupuloso Conal Cochran, manifestação do corporativismo maléfico e realmente sinistro como o CEO da Shamrock – mas é um daqueles casos onde o ator oferece algo muito superior ao que estava no papel.

Suspensão de Descrença

Como diretor, Wallace não é particularmente inspirado. Ainda que tenha um bom olho para enquadramentos e composições (a maioria deles quando envolve alguma forma de arquitetura peculiar, vide sua profissão anterior), é incapaz de construir uma atmosfera palpável ou provocar tensão. A noção dos 10 dias que antecedem o Halloween mostra-se falha por uma série de elipses que nos dão a impressão de toda a trama se desenrolar em um final de semana, e em momento algum somos capazes de sentir medo ou desconforto, já que Wallace depende de planos longuíssimos pontuados por uma trilha sonora sintetizada preguiçosa (Carpenter, o que houve?).

Quando Wallace faz a melhor preparação de terreno, onde enfim veríamos o segredo por trás das máscaras de Halloween, a entrega é tão genérica e decepcionante do ponto de vista estético, que completamente invalida a força da revelação e os esforços da equipe em tentar oferecer algo realmente repugnante; em outras palavras, era só isso?

É realmente triste ver uma boa proposta falhando dessa maneira. Por melhor que tenham sido as intenções de Carpenter e Hill ao injetar vida nova nessa preciosa franquia, Halloween III: A Noite das Bruxas não tem um roteiro ou mitologia interessantes o suficiente para manter o interesse – ou o pavor – do espectador. Esquecível.

Halloween III: A Noite das Bruxas (Halloween III: Season of the Witch, EUA – 1982)

Direção: Tommy Lee Wallace
Roteiro: Tommy Lee Wallace
Elenco: Tom Atkins, Stacey Nelkin, Dan O’Herlihy, Michael Currie, Ralph Strait, Jadeen Barbor, Brad Schacter, Nancy Kyes, Jonathan Terry
Gênero: Terror
Duração: 98 min

Leia mais sobre Halloween

Mostrar menosContinuar lendo

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
GamesCapaGamesCríticas
Review | Digimon Story: Time Stranger é um JRPG com coração de ouro e pernas de chumbo

Review | Digimon Story: Time Stranger é um JRPG com coração de ouro e pernas de chumbo

Digimon Story: Time Stranger traz uma das melhores jornadas da saga, mas…


by Matheus Fragata

Cinema
Jesse Eisenberg revela planos inusitados para conhecer Mark Zuckerberg antes de “A Rede Social”

Jeremy Strong fala sobre viver Mark Zuckerberg na sequência de ‘A Rede Social’

Jeremy Strong elogiou o roteiro da sequência de 'A Rede Social' e falou sobre…


by Matheus Fragata

GamesSéries
Modders removem mais de mil linhas 'inúteis' de diálogo de God of War Ragnarok

Vazamento revela chamada de elenco para a série ‘God of War’ da Amazon

Vazou a chamada de elenco da série 'God of War' da Amazon. Descrições revelam…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}