Cinema

Anora se torna o grande favorito ao Oscar de Melhor Filme após vencer PGA e DGA

Anora, de Sean Baker, brilha no DGA e PGA Awards 2025, consolidando-se como favorito ao Oscar.

Matheus Fragata
Matheus Fragata Redação
3 min de leitura
Publicidade

O fim de semana foi repleto de premiações para o cinema e a TV, com os principais cineastas e produtores sendo homenageados no Directors Guild of America (DGA) Awards e no Producers Guild of America (PGA) Awards. Entre os grandes vencedores, Anora, dirigido por Sean Baker, brilhou ao levar os prêmios principais das duas cerimônias.

Sean Baker vence o DGA Awards com Anora

No DGA Awards, realizado no Beverly Hilton, Sean Baker saiu como o grande vencedor na categoria de melhor direção em longa-metragem, superando cineastas renomados como Jacques Audiard (Emilia Pérez), Edward Berger (Conclave), Brady Corbet (The Brutalist) e James Mangold (A Complete Unknown).

Em seu discurso, Baker agradeceu à equipe do filme e fez uma menção especial à atriz Mikey Madison e sua mãe. Ele também destacou a importância do cinema tradicional, afirmando:

Publicidade

“Fiz este filme para a tela grande, e agradeço à equipe por apoiar uma longa janela teatral.”

Na categoria de melhor direção em um primeiro longa-metragem, RaMell Ross levou o prêmio por Nickel Boys.

Destaques da TV no DGA Awards

O prêmio também celebrou as conquistas na televisão, com Shōgun, Hacks, Saturday Night Live e Ripley entre os vencedores. Além disso, o diretor Ang Lee recebeu uma homenagem pelo conjunto da obra, reconhecendo sua carreira icônica.

O apresentador Judd Apatow, que comandou a cerimônia pela sexta vez, não poupou piadas afiadas sobre Hollywood e política. Entre os comentários mais provocativos, ele brincou sobre a tendência de Hollywood de exagerar nas ideias, citando Emilia Pérez:

Publicidade

“Hollywood não tem uma ideia nova há décadas e, de repente, colocamos todas elas em um filme só.”

Publicidade

PGA Awards consagra Anora como Melhor Produção Cinematográfica

Simultaneamente ao DGA Awards, a Producers Guild of America realizou sua premiação no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles. A grande honraria da noite, o Prêmio Darryl F. Zanuck de Melhor Produtor de Filmes Cinematográficos, foi para Anora, consolidando ainda mais o filme de Sean Baker como um dos favoritos para o Oscar.

Os concorrentes ao prêmio incluíam títulos de peso como Dune: Part Two, Wicked, The Substance, A Complete Unknown, The Brutalist e Emilia Pérez.

A vitória de Anora na PGA Awards pode ser um forte indicativo para o Oscar, já que 12 dos últimos 15 vencedores do prêmio Zanuck acabaram levando a estatueta de Melhor Filme na cerimônia da Academia.

Homenagens e participações especiais

A cerimônia contou com apresentações de grandes nomes do cinema, como:

Publicidade
  • Ariana Grande e Jeff Goldblum, que introduziram um clipe de Wicked;
  • Elle Fanning e Boyd Holbrook, que falaram sobre A Complete Unknown;
  • Josh Brolin, que apresentou Dune: Part Two;
  • Zoe Saldaña, que destacou Emilia Pérez;
  • Adrien Brody, que falou sobre The Brutalist.

Com a temporada de premiações em plena atividade, tanto o DGA quanto o PGA Awards reforçam o favoritismo de Anora, que agora se posiciona como um dos principais candidatos ao Oscar 2025.

Tags: #Anora
Compartilhar: Twitter Facebook WhatsApp